PUBLICIDADE

Comida

Companhia das Letras vai à cozinha

O mercado de livros de comida não para de crescer. Novo selo na praça é o Panelinha, parceria da chef Rita Lobo com a Companhia das Letras. Os livros – todos de receitas – começam a chegar ao mercado em outubro

Companhia das Letras vai à cozinhaFoto:

A Companhia das Letras pôs o pé na cozinha. Depois de 27 anos, a editora estreia na área culinária com o lançamento de um selo exclusivo para os livros de receita, o Panelinha. O negócio é fruto de uma parceria entre a empresa de Luiz Schwarcz e a chef Rita Lobo, criadora do site Panelinha. Os dois primeiros livros saem ainda este ano e a previsão é lançar seis por ano.

Serão todos livros de receitas, não de gastronomia, produzidos especialmente para o selo ou traduções. “Livros cujo conteúdo não pode ser encontrado na internet”, diz Rita Lobo, a responsável pelo selo. “A linha editorial é bem objetiva: receitas que funcionam.”

Parece simples, mas garantir o bom resultado de uma receita envolve o trabalho de uma equipe, muitos testes, checagem e a padronização de medidas e procedimentos. Quem lê uma receita geralmente não se dá conta de que existe uma ordem de entrada dos ingredientes, e que uma receita boa facilita a vida do cozinheiro, racionalizando o trabalho. “Esse será um diferencial do selo”, diz Rita.

Parceria. Rita Lobo vai trabalhar próxima dos autores. ‘Senti falta disso quando lancei meu primeiro livro’. FOTO: Gilberto Oliveira Jr/Editora Panelinha/Divulgação

Com a experiência de quem publicou três livros na área, Rita conta que não pretende atuar apenas como editora, selecionando autores, nacionais ou estrangeiros. Vai trabalhar muito próxima dos autores brasileiros, como uma espécie de consultora especializada. “Senti muita falta disso quando lancei meu primeiro livro, Cozinha de Estar, em 2005”, diz. “Meu papel será ajudar o autor a transferir seu conhecimento, fazendo um livro acessível a todos – sem apagar a voz do autor, claro.”

PUBLICIDADE

O selo será lançado oficialmente em outubro com a publicação de Quando Katie Cozinha, que saiu em setembro de 2012 na Austrália e já foi publicado em diversos países. Katie Quinn Davies é fotógrafa profissional de comida, cozinheira amadora e autora de um blog de receitas de sucesso. O segundo livro do Panelinha, com o lançamento marcado para novembro, é Pão Nosso, do crítico de restaurantes do Paladar, Luiz Américo Camargo, um padeiro amador que faz pães profissionais – de fermentação natural. Em seu primeiro livro, ele ensina 50 receitas, entre pães de fermentação natural ou não, e pratos que podem ser feitos com as sobras do pão. Na lista de lançamento está também uma nova edição de A Comida Baiana de Jorge Amado, de Paloma Jorge Amado, e dois novos livros de Rita Lobo, que saem em abril.

Quando Katie Cozinha

FOTOS: Divulgação

Autor: Katie Quinn Davies é uma fotógrafa irlandesaespecializada em cozinha, que vive na Austrália e mantém o blog What Kate Ate, de receitas e histórias. O livro foi lançado em setembro de 2012 em inglês e já foi traduzido para o francês.

Pão Nosso

PUBLICIDADE

Autor: Luiz Américo Camargo é o crítico de restaurantes do Paladar, padeiro amador que faz pães profissionais. O livro terá 50 receitas de pães de diferentes estilos, de fermentação natural ou não, e pratos que levam o pão entre os ingredientes.

Leia mais:+ O crescimento do bolo editorial

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 15/8/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE