Paladar

Comida

Comida

'Compramos tudo aqui mesmo'

A 11ª edição festival Ver-o-Peso da cozinha paraense teve abertura oficial na quarta-feira, 10. Mas já vem ocupando as ruas de Belém desde o início de abril, com  uma exposição e chefs que cozinharam na praça no domingo, 7. Uma série de atividades compõe o cardápio do festival, idealizado por Paulo Martins (1946-2010), e tocado por sua mulher, Tânia, e as filhas Daniela e Joanna.

13 abril 2013 | 09:34 por joseorenstein

Nessa sexta, as primeiras aulas com chefs convidados atraíram o público local. Pela manhã, foi a chef  Roberta Sudbrack quem primeiro se apresentou.  Na sequência, também do Rio, foi a vez de Thomas Troisgros, filho de Claude Troisgros, com quem divide o comando do restaurante Olympe.

Ainda à tarde, a chef Bella Masano, do Amadeus, de São Paulo, apresentou os cultivos de ostras, mariscos e vieiras que mantém em Santa Catarina. Bella usou recorrentes no Ver-o-Peso para preparar os frutos do mar que trouxe do seu restaurante. Castanha fresca, pimentinha de cheiro,  jambu, coentro, alfavaca: “A  ideia era usar nossos produtos de lá, com coisas fáceis de encontrar no mercado aqui. Compramos tudo aqui mesmo”, diz a chef. “Mas o mais curioso foi descobrir que as pessoas daqui não eram tão familiarizadas com o produto local”, conta. Bella usou a gurijuba, peixe de água doce encontrado no Ver-o-Peso acompanhado de leite de mandioquinha cremosa. Depois da chef do Amadeus, apresentou-se ainda Felipe Rameh, de Minas Gerais.

 Chef  Roberta Sudbrack. FOTO: Divulgação

Ficou com água na boca?