PUBLICIDADE

Comida

Compre um chocolate, "ganhe" uma árvore

As três barras Original Beans


Procure sua árvore
. Foto: EstadãoFoto: Estadão

Esta é a fantástica história das barras de chocolate que se transformam em florestas. Até parece conto de fadas, mas não há mágica nesses “bosques achocolatados”. O que há é a Original Beans, um negócio tocado por três amigos que gostam tanto de árvores quanto de uma boa barra.

Em 2008, Philipp Kauffmann, Rodney Nikkels e Lesal N. Ruskey, os fundadores da empresa, combinaram o seguinte: a cada barra vendida, uma árvore seria plantada na região em que foi colhido o cacau usado para fazer o chocolate.

Na prática, isso quer dizer o seguinte: quando alguém compra uma barra de Cru Virunga, com cacau do Congo, por exemplo, uma árvore é plantada na área em que esse cacau foi colhido. As espécies plantadas variam de acordo com o bioma da região – vão de cacaueiros a plantas nativas.

Há uma lógica de sabor nessa estratégia ambientalmente correta: os cacaueiros necessitam da sombra de árvores, e as frutíferas ajudam no desenvolvimento de sabores e aromas complexos do cacau. “Sempre gostei de chocolate. E a ideia de reflorestar as plantações de cacau foi o que me motivou. O cacau plantado sem ter outras árvores nativas por perto não tem o mesmo sabor se comparado ao fruto nascido na Mata Atlântica, por exemplo”, disse Kauffmann, ex-executivo da Organização das Nações Unidas (ONU), em entrevista ao Paladar.

Kauffmann descreve a Original Beans como uma empresa preocupada em “dar mais ao ambiente do que tirar”. Mas comercialmente ela é viável? Ele garante que sim. Em 2008, a revista americana Business Week descreveu a companhia como uma das poucas empresas que “fazem do mundo um lugar melhor graças ao chocolate”.

PUBLICIDADE

A Original Beans produz na Suíça e usa máquinas centenárias para fazer a conchagem de três tipos de chocolate fino: Cru Virunga (70% de cacau do Congo), Beni Wild Harvest (68% de cacau da Bolívia) e Esmeraldas Milk com fleur de sel (49% de cacau do Equador).

O chocolate é vendido em lojas na Europa e Estados Unidos e também na internet. Na embalagem de toda barra vem um número. A partir dele é possível ver o endereço da região de onde veio o cacau e em que será plantada “sua” árvore.

Procure sua árvore  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE