Paladar

Comida

Comida

Da horta ao pesto

Salvatore Loi e Silvia Jeha (Foto: Marco Pomarico/AE)

31 julho 2011 | 19:13 por lucineianunes

“A maioria das ervas não é nativa do Brasil. Mas como por aqui tudo dá, elas se adaptaram muito bem”, explicou Silvia Jeha, idealizadora do Sabor de Fazenda, viveiro orgânico onde são produzidas mudas de mais de cem espécies de ervas e temperos. Algumas delas fizeram parte do workshop que Silvia apresentou ao lado do chef italiano Salvatore Loi, do Fasano.

A dupla trocou muitos e-mails antes do primeiro encontro, no próprio Sabor de Fazenda, localizado no bairro da Vila Maria, em São Paulo. De lá, o chef saiu com muitos temperos e uma única certeza: teria de testar, cheirar e provar todas elas até encontrar as melhores combinações.

Um dos pestos preparados (Foto: Marco Pomarico/AE)

Para a aula, ela chegou carregada de vasinhos e ele de ingredientes. O resultado dessa soma foram três receitas diferentes de pestos, cada uma elaborada com três ou quatro tipos de ervas.

Uma das combinações levava, por exemplo, hortelã do norte, tomilho limão, orégano fresco e azedinha. Esse pesto foi servido sobre camarões e carpaccio de beterraba.

Enquanto o chef cozinhava, Silvia desfilava seus conhecimentos sobre as ervas usadas. E não faltaram dicas e curiosidades sobre o tema. Por fim, ela presenteou a todos com mudinhas de manjericão. E garantiu: “Para quem gosta de temperos, a melhor dica é ter a própria horta.” Ela pode ser montada e levada para qualquer lugar.

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?