Paladar

Comida

Comida

Das cozinhas de São Paulo para a embaixada tailandesa

Por Lorena Tabosa

27 setembro 2013 | 18:38 por redacaopaladar

O mineiro de Poços de Caldas Henrique Benedetti, que comanda as panelas do Obá há oito meses, preparou um jantar para o embaixador do Reino da Tailândia no Brasil, Tharit Charungvat. O convite veio da própria embaixada, onde foi realizado o evento nessa quarta-feira, 25. Para acertar no tempero, Benedetti passou por um treinamento de quatro dias em Brasília com a chef Jitpapa Chamratchay, tailandesa que já chefiou a cozinha da Corte Real do país e passou pelas embaixadas reais da Tailândia em Hong Kong e na África do Sul.

FOTO: Vinicius Capovilla/Divulgação

O jantar foi montado com pratos que representam dias de festividades, decorados com cenouras e batatas em formas de flores, folhas e símbolos tailandeses. A carne com curry massaman foi a escolhida por ser um popular na Tailândia em dias de festa. Para a sobremesa, a Kau Niau, feita com arroz moti cozido a vapor com calda de coco e manga fresca, trouxe mais sabores típicos do país tropical.

Interessado desde criança pela cozinha, quando acompanhava a avó na preparação de pratos de origem ítalo-caipira, o mineiro aprecia o toque caseiro nos temperos. Na experiência com a chef tailandesa, além do sabor marcante da comida, observou como os cortes, técnicas e cuidados com os ingredientes são importantes. “Essa oportunidade está sendo muito enriquecedora. Além de estar fazendo comida tradicional tailandesa, a chef e o embaixador sempre falam sobre os costumes em torno da mesa“, conta.

Curry com legumes esculpidos. FOTO: Divulgação

Sobre o que vai trazer dos costumes tailandeses para sua cozinha, Benedetti diz que um pouco da formalidade dos banquetes reais deve chegar ao Obá. “A forma de decorar os pratos com um certo rebuscamento mostra o cuidado que o chef teve com os convidados.”

Ficou com água na boca?