Paladar

Comida

Comida

Das estrelas para a cozinha

Harold McGee (Felipe Rau/AE)

30 julho 2011 | 21:07 por patriciaferraz

Por Cristiana Menichelli

Quando era jovem, Harold McGee gostava de mirar as estrelas. Foi estudar físíca, matemática e quando achou que ia gastar horas observando o céu em gigantes telescópios percebeu que a astronomia do século 20 não era como ele havia imaginado. Optou então pela filosofia e virou escritor. Achou que poderia escrever sobre temas diversos, começou com comida e cozinha. Isso foi há 40 anos e McGee não largou mais o assunto.

A curiosidade pelo aspecto científico do que acontece com os alimentos quando submetidos ao calor o levou a escrever em 1984 On Food and Cooking. Na época, muitos chefs torceram o nariz diziam que o livro de McGee não tinha utilidade para eles. “Argumentavam que sabiam cozinhar e tinham aprendido o ofício com outros cozinheiros que haviam aprendido a cozinhar com seu chef, que havia aprendido com o chef dele e assim por diante”, contou o escritor americano durante a palestra que terminou agora há pouco no Paladar – Cozinha do Brasil.

De lá para cá muita coisa mudou. Os chefs de hoje aprenderam a usar a tecnologia a seu favor, disse McGee, tratando-a como ferramenta no desenvolvimento de novas ideias para fazer uma cozinha de autor high-tech.

McGee veio a São Paulo participar do Paladar – Cozinha do Brasil e do lançamento da edição brasileira de Comida & Cozinha.

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?