Paladar

Comida

Comida

De Tóquio a Belém, com muita criatividade

Por Paula Moura

30 julho 2010 | 20:34 por redacaopaladar

O chef Maurício Ganzarolli, do Banana Sushi, fez o Toban-yaki de camarão, uma mistura de ingredientes e métodos japoneses e brasileiros, em sua aula “Conexão Tóquio-Belém – Ingrediente Brasileiro, Técnica Japonesa”.

 PALADAR_ganzarolli

Também chamada de “moqueca japonesa” ou “do samba do crioulo doido”, traz uma mistura inusitada: a base de leite de côco misturada com shoyu. Dentro do caldo vão os brasileiros palmito pupunha, brócolis, pimenta-dedo-de-moça, pimenta biquinho e os tradicionais japoneses gengibre, óleo de girassol, entre outros.

A aula teve a participação especial do produtor Beto Pimentel, fornecedor do azeite de dendê que dá um toque baiano ao prato e foi presença divertida na palestra. Não podia faltar a banana da terra com sua textura especial, “que não derrete e mantém um sabor doce”, segundo Ganzarolli, que se auto-intitulou “Bananaman”.

O chef também trouxe um vídeo com japoneses cantando em português e brinca com a teoria de que os ancestrais dos índios são japoneses. Ou seja, a mistura do Brasil terroir com a culinária japonesa dá um bom caldo.

Ficou com água na boca?