Paladar

Comida

Comida

É uma fruta, é?

Por Thais Caramico

30 julho 2010 | 19:37 por redacaopaladar

(Foto: Felipe Rau/AE)

Parece um bulbo, mas o coco de pindoba é fruta! E veio na mala do chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, em Salvador. Para o Paladar – Cozinha do Brasil, ele desembarcou com 150 quilos de fruta e montou banca no corredor do Hyatt – ninguém passa desatento ali, sem perguntar o nome ou sentir o cheiro de alguma de suas espécies. São mais de 15 tipos, todos cultivados em sua fazenda, em Bom Jesus dos Pobres, ao lado de outros 200.

Natural do Recôncavo baiano, o coco de pindoba ganhou recentemente lugar de destaque na cozinha de Beto. Apesar de conhecer a fruta desde criança, só agora é que foi incorporada em uma de suas receitas mais tradicionais: o vatapá. Com textura impressionantemente cremosa, ela tem sabor leve que não se compara nem mesmo ao vatapá de fruta-pão.

Mas, chef, se a coisa é boa assim, por que é que só agora ela entrou na sua cozinha? “É que a casca dela é dura e não dava para eu abrir sozinho, não. Mas resolvi mandar fazer uma prensa com base de ferro. E com uma serra elétrica, que passa no meio rachando a fruta. Agora, ela não me escapa mais”, diz o chef.

Curiosidade: a pindoba vem da mesma palmeira que dá piaçava. E também é prima do babaçu maranhense, aquele de onde sai o óleo.

Ficou com água na boca?