Paladar

Comida

Comida

Eataly vai construir parque temático gastronômico na Itália

Com 25 restaurantes, 40 lojas, além de áreas para pastagem e plantações, o Eataly World deve ser inaugurado em setembro de 2017, em Bolonha

25 novembro 2016 | 18:46 por Redação Paladar

O conceito da rede italiana Eataly acaba de ser elevado à máxima potência. A nova aposta do grupo é um parque temático totalmente voltado para a gastronomia italiana. O FICO Eataly World vai ocupar uma área de 80 mil metros quadrados (só para se ter uma ideia, isso corresponde a meio estádio do Maracanã) em Bolonha, na Itália.

O complexo, que deve ser inaugurado em setembro de 2017, terá 25 restaurantes, 40 lojas e diversas oficinas operantes, além de 11 mil metros quadrados de área dedicada à agricultura e pecuária, com o cultivo de diferentes culturas e pastagens. Também haverá espaços educacionais, com tours interativos que usam realidade virtual para falar, por exemplo, sobre a produção de alimentos no mundo, a relação do homem com o fogo e o futuro da alimentação humano (este, desenvolvido em parceria com o MIT). 

Na prática, isso significa que os visitantes poderão participar de workshops ou simplesmente observar o processo completo da produção de diferentes alimentos: da colheita do trigo à feitura manual de massas frescas, da ordenha animal à transformação do leite em queijo, do corte de carnes à produção de embutidos, ou a manufatura de vinhos e cerveja, por exemplo. A ideia é criar um parque "farm to fork" (da fazenda ao garfo), ou seja, em que os visitantes realmente acompanhem todos as etapas da gastronomia italiana. (Apenas o abate dos animais não será mostrado ao público). 

Além de lojas com produtos orgânicos, das opções de restaurantes dedicados à carne, peixe, pizza, macarrão, legumes, peixe e polenta, o complexo ainda terá diferentes opções de bares - um deles especializado em coquetéis italianos, como o Sptriz.  

 

  Foto: Divulgação|Eataly

Dentro do parque, os visitantes poderão se locomover em triciclos, equipados com cestinhas para guardar as compras. 

FICO é a abreviação para Fabbrica Italiana Contadina (fábrica de agricultura italiana, em tradução livre). A empreitada receberá um investimento de US$ 106 milhões (cerca de R$ 370 milhões), com a expecatativa de gerar 3 mil empregos e receber 6 milhões de visitantes por ano, dos quais 2 milhões devem ser estrangeiros, segundo informações da Bloomberg. A energia será gerada por 44 mil painéis solares. O local também contará com um hotel com capacidade para 200 hóspedes, previsto para ser inaugurado em 2018.

Ficou com água na boca?