PUBLICIDADE

Comida

Em Beelitz, colha e pague

Colheita. Campos de Beelitz, na Fazenda Klaistow. FOTOS: Lucinéia Nunes/Estadão

Em Beelitz, colha e pagueFoto:

Apenas 50 quilômetros separam Berlim da cidade de Beelitz, em Brandemburgo, na Alemanha. Distância curta se você levar em conta que poderá provar ali os melhores e mais frescos aspargos e morangos do país, entre abril e junho. Reserve um ou dois dias no roteiro e troque o agito da moderninha capital alemã para conhecer a Fazenda Klaistow.

Fundada em 1990 pelas famílias Buschmann e Winkelmann, a propriedade é a maior produtora de aspargos do estado, com 550 hectares dedicados apenas ao cultivo do ingrediente. Outros 50 hectares são tomados pelos morangos. Há ainda framboesa, de julho a agosto, e abóbora, de setembro a outubro. A entrada é gratuita e o visitante só paga pelo que colher. É um programa divertido encher uma caixinha com morangos tenros, bem vermelhos e doces, cultivados com o mínimo de agrotóxico.

Além de abastecer supermercados, a fruta é usada na produção de um espumante e nos pratos do restaurante da fazenda – um espaço com clima de casa de campo, que tem ainda uma superpadaria, com pães especiais e doces típicos. Na área externa, uma sorveteria e barracas que vendem produtos locais, temperos e suvenires, completam o cenário. No auge da safra dos aspargos, a fazenda recebe até 8 mil visitantes nos fins de semana, que chegam de todas as partes do país.

Depois da visita guiada aos campos de aspargos e de colher morangos, aproveite o almoço, que custa a partir de A 20 a refeição, sem bebidas. Comece com a salada de aspargos brancos marinados com óleo de nozes, mel, ervas e vinagre de framboesa, folhas verdes e morangos. Como prato principal, prove os deliciosos aspargos brancos com molho holandês e costeleta de porco perfeitamente empanada e servida com batatas cozidas (foto). Encerre com sorvete de baunilha e morangos frescos. Refeição simples e memorável.

Onde. Glindower Strasse, 28, Beelitz, tel. 49 (0) 33206 21835. buschmann-winkelmann.de

PUBLICIDADE

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 26/12/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE