Paladar

Comida

Comida

Em livro, os donos da comida orgânica dos EUA

24 dezembro 2008 | 16:17 por redacaopaladar

Na véspera do Natal, a equipe do Paladar folheia um livro verde e vermelho: Organic Marin – Recipes From Land to Table, de Tim Porter e Farina Wong Kingsley. Ervas e tomates enfeitam a capa do lançamento.

Do jovem Jesse Kuhn, de 33 anos, dono da Marin Roots, que cresceu no encalço da avó fazendeira, ao veterano Kevin Lunny, terceira geração à frente de um rancho no parque Point Reyes National Seashore, região de Abbotts Lagoon, passando por Janet Brown e Marty Jacobesen, os ousados proprietários da Allstar Organics, o livro traz entrevistas com 16 fazendeiros de Marin County, na Califórnia.

O município de Marin County é considerado o berço do alimento orgânico (ou, em inglês, organic farming) nos EUA. Além das histórias dos produtores, há 50 receitas de restaurantes que compram alimentos das fazendas da região.

Janet e Marty, por exemplo, começaram com uma simples plantação de tomates e hoje sua fazenda é recheada de alecrim, lavanda, menta e outras ervas que Janet seca e costuma vender misturadas ao sal, potencializando seu efeito aromatizante.

“A gente realmente acredita no alimento orgânico, nunca cogitamos trabalhar de outra maneira”, garante Marty. Janet conta como surgiu o nome da fazenda: “Estávamos pensando em um quando nosso filho, Bo, apareceu usando um uniforme de beisebol All-star. Pronto, era isso!”.

Para a ceia de Natal é provável que não haja mais tempo hábil, mas o Ano Novo pode servir como desculpa plausível para testar o frescor de Organic Marin, à venda na Livraria Cultura por R$ R$ 101,37.

Ficou com água na boca?