Paladar

Comida

Comida

Expedições de Norte ao Sul do País viram livro de fotos de pesquisador

O pesquisador de gastronomia Rusty Marcellini reúne em livro fotos e textos de seus 14 anos de estrada visitando mercados e cozinhas de todo o território nacional. A obra retrata lindamente ingredientes e práticas do Brasil

01 novembro 2017 | 19:27 por Isabelle Moreira Lima

O mineiro Rusty Marcellini pegou a estrada em 2004 para fazer a primeira expedição gastronômica pelo país. A ideia era desbravar recantos gastronômicos incrustados na Estrada Real, caminho colonial que corta Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Pesquisador, professor, apresentador de TV, comentarista de rádio e, principalmente, aventureiro, ele também é fotógrafo – o que pouca gente sabe. E são justamente as imagens desses 14 anos de estrada que ele reúne em seu novo projeto, o livro Meu Brasil Brasileiro, registro fotográfico da cultura gastronômica brasileira. 

O pesquisador e apresentador mineiro Rusty Marcelini apresenta seus 14 anos na estrada em fotos neste novo livro

O pesquisador e apresentador mineiro Rusty Marcelini apresenta seus 14 anos na estrada em fotos neste novo livro Foto: Reprodução

Não espere encontrar receitas ou histórias, mas um catálogo visual de ingredientes e práticas de Norte a Sul do País que de tão vivas transmitem até sensações térmicas: a umidade quase se sente na pele quando se visita as plantações de açaí, primeiras fotos do livro, e o frio do interior do Rio Grande do Sul é quase real quando se chega ao tema do charque, nas últimas páginas da publicação. 

A ideia do livro surgiu no ano passado, quando Marcellini conheceu os últimos três estados que faltavam para completar o mapa brasileiro: Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. Ávido pelo projeto, não esperou aprovação de editora e resolveu sair em carreira solo, apostando no modelo de financiamento coletivo. Criou uma campanha no Catarse, ainda em andamento. Nesta primeira tiragem, serão 1,5 mil livros impressos. 

+ 50 restaurantes com mais de 50 anos em SP são tema de livro

+ 10 restaurantes em museus de São Paulo

A edição das fotos durou dois meses. Foram eliminadas todas as que tinham cara de cartão postal, mais comuns: o interesse era ter bons closes de práticas e ingredientes. “Garanto que não é o tipo de livro que se vê por aí”, diz o autor, que mantém na agenda expedições nacionais e internacionais.

 

  Foto: Reprodução

Meu Brasil brasileiro 

Autor: Rusty Marcellini (396 páginas, R$ 198 no Catarse)

Ficou com água na boca?