Paladar

Comida

Comida

Exposição 'Alimentário' chega à Oca no domingo

Depois de passar uma temporada no MAM-Rio no ano passado, a exposição Alimentário chega a São Paulo no domingo, 25. O objetivo da mostra, que ocupa a Oca até março, é relacionar arte à cultura alimentar brasileira.

23 janeiro 2015 | 18:34 por Míriam Castro

Pinturas, esculturas, instalações e registros históricos são mostrados ao lado de imagens de pratos criados por chefs e utensílios de cozinha. Três núcleos compõem a mostra: Prelúdio, com as impressões de exploradores sobre o País; Raízes, com as tradições indígenas e a relação dos povos brasileiros com a mandioca; e Brasilidade, com a miscigenação e incorporação de ingredientes estrangeiros.

FOTOS: Gabriela Bilo/Estadão

+ As relações entre cozinha e arte 

Quatro chefs brasileiros têm seus pratos retratados na exposição: Alex Atala (D.O.M.), Helena Rizzo (Maní), Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Thiago Castanho (Remanso do Bosque). Entre os artistas, Taunay, Vik Muniz, Marc Ferrez e Caetano Dias.

Com curadoria de Jacopo Visconti, a exposição foi concebida por Felipe Ribenboim, que é chef e já passou pelo El Bulli e o Arzàk, na Espanha, e do produtor cultural Rodrigo Villela.

SERVIÇO – Alimentário

Oca – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera, portão 3

De 25/1 a 29/3

Horário de funcionamento: 9h/18h (fecha 2ª)

Tel.: 3241-1081

Grátis

Ficou com água na boca?