PUBLICIDADE

Comida

Família refugiada síria vende pratos típicos na Vila Madalena

Família refugiada síria vende pratos típicos na Vila MadalenaFoto:

No fim de semana, o Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado) realiza um bazar beneficente com uma atração especial: comidas típicas preparadas por uma família de refugiados sírios. Quibes fritos, crus e assados, esfihas, tabule e homus estão entre os pratos vendidos pela família, que está no País há pouco mais de um ano.

 
 
 
 

PUBLICIDADE

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora. 
 Foto:

Quibe assado. FOTO: Divulgação

Talal Al-Tinawi era engenheiro mecânico em Damasco quando foi confundido com um homônimo opositor de Bashar Al-Assad. Teve que deixar o país. Passou dois meses no Líbano e, em seguida, veio para São Paulo. “Não existe muita informação sobre o Brasil na Síria”, conta. A família se refugiou em terras paulistanas porque, na época, tirar o visto para o País era a opção mais simples.

Para ajudar no sustento dos dois filhos, Riad e Yara, Ghazal começou a cozinhar para fora. “Ela fez comidas árabes para amigos brasileiros que gostaram”, diz Talal. “Então decidimos vender.” Atualmente, eles fazem os quitutes sob encomenda – o cliente deve buscar os pacotes na casa da família, no Glicério. A ideia é abrir um restaurante em breve, mas não em São Paulo: “Provavelmente, será uma cidade próxima”, afirma. “As regiões centrais são muito caras e perigosas.”

PUBLICIDADE

Uma maneira de conhecer a comida de Ghazal é o bazar da Adus. Os preços variam entre R$ 2 (esfiha pequena) e R$ 20 (o quilo do homus). As novidades gastronômicas da família são publicadas em uma página no Facebook.

SERVIÇO

Bazar Beneficente do Adus Onde: R. Rodésia, 398, V. Madalena, 9 4744-2879 Quando: 11 e 12/4, 10h/17h

Talal Comida Síria Tel.: (11) 9 6622-1305

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE