Paladar

Comida

Comida

Farinha pantaneira

 Magda Moraes, do Fogo Caipira (Foto: Tiago Queiroz/AE)

30 junho 2012 | 16:02 por nataliamazzoni

Tinha farinha de bocaiúva na mala da chef Magda Moraes. É que ela largou o comando do restaurante da família, o Fogo Caipira, em Campo Grande (MS) para vir ao 6° Paladar – Cozinha do Brasil.

A ideia era que Magda falasse sobre o uso da farinha da palmeira nativa do Pantanal (tema do livro que está desenvolvendo) em receitas típicas e também releituras. E o resultado foi saboroso.

Emocionada, antes de pegar nas panelas apresentou um vídeo sobre o seu projeto com aldeias indígenas, o Boicaúva Palmeira da Paz, que ensina as mulheres a lidar de forma correta com a farinha extraída da frutinha amarela que cai das palmeiras.

Fogão acesso e o preparo do Bori Bori começa. Com galinha temperada em caldo, o prato veio do pantanal paraguaio, preparado originalmente com milho saboró, pesado para fortalecer mulheres que deram à luz e pessoas doentes. No Cozinha do Brasil, teve sua releitura feita com a farinha, estrela principal da aula. Para a segunda etapa da receita, bolinhos feitos de farinha, queijo parmesão e cebolinha fresca.

TQPAL2089_inter.JPG

Bori Bori, com galinha desfiada no caldo

Magda fez questão de mostrar que a fruta do cerrado é capaz também de ser usada em sobremesas. A releitura de creme brulée com casquinha de erva doce e açúcar comprova.

Ficou com água na boca?