Paladar

Comida

Comida

Feira Viva chega ao Villa Lobos com edição gratuita de verão

Destaque são as chefs Mara Salles, Helena Rizzo e Bel Coelho, que participarão de oficinas ao lado de produtores

21 fevereiro 2018 | 17:15 por Ana Paula Boni

Após a Feira Viva ganhar duas edições no ano passado, uma de outono e outra de inverno, agora é a vez de o verão dominar a inspiração de chefs e produtores que se reunirão, no próximo dia 24, no Parque Villa Lobos. A entrada é gratuita.

Os destaques deste ano são as chefs Mara Salles, Helena Rizzo e Bel Coelho, que, ao lado de produtores, farão demonstrações de processos, como a produção de farinhas. Serão ao todo cinco dessas aulas que eles chamam de “feituras”, espalhadas das 10h30 às 18h, sempre intercaladas pela exibição de um curta-metragem.

Segunda edição da Feira Viva, no Parque da Água Branca, sob o tema inverno

Segunda edição da Feira Viva, no Parque da Água Branca, sob o tema inverno Foto: Rodolfo Goud

Entre as feituras, a chef Bel Coelho estará ao lado do produtor Eduardo Modesto para mostrar, às 12h, como se faz o doce de jaracatiá (árvore da mata atlântica) em tacho de cobre. Depois, às 14h, é a vez de Mara Salles e Helena Rizzo ladearem o produtor Zé Ferreira, velho conhecido de chefs da cidade, na fabricação de farinhas típicas de comunidades caiçaras, como as de inhame, banana verde, gengibre, cúrcuma e mandioca.

Ainda tem o pesquisador Valdely Kinupp falando de pancs (plantas alimentícias não convencionais) e a demonstração de como se extrai a polpa da palmeira jussara, árvore nativa da mata atlântica e que entrou em risco de extinção por conta da extração do seu palmito.

+ Não basta ser orgânico para ser bom, diz agricultor

+ Agricultor planta 100 espécies comestíveis e abastece restaurantes

+ Já ouviu falar em pancs? Neide Rigo explica

nquanto as aulas correm, em torno de 25 produtores deverão expor seus produtos nas bancas, como queijos, conservas, geleias, doces, massas e licor. Para comer, uma das opções será a banca do restaurante Naiah Jardim Botânico, que fica dentro do Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP). O jardim botânico pertence ao agrônomo Harri Lorenzi, que é coautor do livro “Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil”, ao lado de Valdely Kinupp.

A proposta do evento, realizado pelo produtor rural Patrick Assumpção, da Fazenda Coruputuba (SP), pela agrônoma Keila Malvezzi e pela Sociedade Rural Brasileira, é ter uma edição por estação do ano. Em suas edições passadas, que ocorreram no Museu Brasileiro da Escultura e no Parque da Água Branca, participaram chefs como Alex Atala, Ivan Ralston, Rodrigo Oliveira, Gabriel Broide, Eudes Assis e André Mifano.

SERVIÇO

Feira Viva – edição de verão

Onde: Parque Villa Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros

Quando: 24 de fevereiro (sábado), das 9h30 às 18h30

Quanto: entrada gratuita

Ficou com água na boca?