Paladar

Comida

Comida

Festival de cinema em Goiás celebra a cozinha de refugiados

Mostra em Pirenópolis terá degustações e exibição de filmes nacionais e de países como Argentina, Austrália e Espanha; a entrada é gratuita

17 agosto 2017 | 18:54 por Redação Paladar

Os refugiados são tema da oitava edição do Slow Filme - Festival internacional de cinema, alimentação e cultura local, que será realizado em Pirenópolis (GO). A ideia desta edição é mostrar a culinária como elemento de formação e identidade cultural e a importância de se respeitar a diversidade. Na programação estão filmes nacionais e de países como Argentina, Austrália e Espanha. Algumas exibições serão seguidas por bate-papo com diretores e degustações de produtos locais.

Festival gratuito terá exibição de vinte filmes

Festival gratuito terá exibição de vinte filmes Foto: Objeto Sim|Divulgação

Um exemplo é o documentário Walachai, da diretora Rejane Zilles, que retrata a vida de um povoado rural do sul do Brasil, onde os moradores se comunicam em dialeto alemão, mas se identificam como brasileiros. A diretora participará de um debate após a exibição e o público poderá degustar a cerveja artesanal Santa Dica, fabricada na cidade de Pirenópolis. 

Na programação consta oficinas como a de “Comida de Imigrante e Refugiado”, ministrada pelos cozinheiros Ammar Abou Nabout, da Síria, e Fatou Aboua, da Costa do Marfim, em que os alunos aprenderão a fazer humus e petiscos típicos. A produção será servida após a exibição do longa australiano Faça húmus, não faça a guerra, que mostra como o amor por uma comida – o húmus – une povos que vivem em guerra constante no Oriente Médio. 

Para quem gosta de acompanhar aventuras de chefs renomados vale assistir a The Turkish Way, documentário que acompanhou os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, do estrelado El Celler de Can Roca, pela Turquia. O filme mostra o processo de aprendizagem do trio sobre a culinária local. 

Cena do documentário The Turkish Way. Ao centro, o chef Joan Roca

Cena do documentário The Turkish Way. Ao centro, o chef Joan Roca Foto: The Turkish Way|Divulgação

As exibições acontecerão no Cinema Pireneus e as oficinas na Universidade Estadual de Goiás, ambos em Pirenópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pela página do Facebook.

SERVIÇO

8º Slow Filme em Pirenópolis (GO)

Onde: Cine Pireneus, Rua Direita, s/n, Centro, Pirenópolis, Goiás

Quando: 14 a 17 de setembro, quinta a domingo

Quanto: grátis

Mais informações: facebook.com/festivalslowfilme

Ficou com água na boca?