Paladar

Comida

Comida

Filme e oficina: como alimentar as tropas em tempos de guerra?

Um exército marcha sobre seu estômago, teria dito Napoleão Bonaparte. O baixote francês que dominou boa parte da Europa sabia das coisas: nenhuma estratégia militar pode triunfar se a barriga dos soldados está vazia. Eles logo começam a reclamar, ficam nervosos, tomam as decisões erradas, sentem falta do molho caseiro, pensam apenas em voltar, não combater.

12 março 2014 | 21:19 por joseorenstein

Foi pensando na importância da comida em tempos de guerra que o checo Peter Kerekes lançou, em 2009, seu documentário Cooking History, que será exibido terça-feira, 18, às 19h, no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo. Em seguida ao filme, o estudioso da gastronomia Breno Lerner comenta o documentário e dá uma oficina culinária na qual ensina a preparar receitas que supriram soldados nas guerras, como uma falsa linguiça (sem carne), uma maionese (sem ovos), uma blinis com creme azedo e um preparo tipicamente checo à base de páprica.

Cuca. O front da gastronomia. FOTO: Divulgação

Cooking History aborda seis guerras do século 20 pelo olhar dos cozinheiros, a começar pela 2ª Guerra Mundial. A edição, sagaz e satírica, estabelece em imagens um paralelo entre a violência necessária numa cozinha – corta-se, eviscera-se, frita-se, flamba-se – e a desnecessária violência bélica – bombas, tiros, fuzilamentos. Em entrevistas, cozinheiros alemães e russos da 2ª Guerra, húngaros esmagados pelas tropas soviéticas em 1956, franceses que alimentavam a dominação sobre a Argélia até 1962, e até o homem que cuidava da comida do marechal Tito contam casos e receitas.

“O mais interessante é pensar em como as tropas em movimento obtinham a comida. O filme não fala dessa época, mas como isso funcionava antes de existir caminhão?”, diz Breno.

SERVIÇO – Exibição Cooking History e oficina gastronômica

Onde: Centro de Cultura Judaica - R. Oscar Freire, 2.500, Sumaré

Quando: 18 de março, terça-feira

Filme: às 19hs; grátis

Inscrições para a oficina:  gastronomia at culturajudaica.org.br (R$ 30)

Tel.: 3065-4333

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 13/3/2014

Ficou com água na boca?