Paladar

Comida

Comida

Fotógrafo Sergio Coimbra abre sua 1ª exposição individual em São Paulo

Mostra 'Panoramas da Comida no Brasil', em cartaz de 22 de junho a 8 de agosto, é dividida em dois núcleos: o de comida de rua e o de chefs e produtores

15 junho 2016 | 15:15 por Ana Paula Boni

Reconhecido fotógrafo brasileiro, que assina livros de celebridades da gastronomia aqui e no exterior, Sergio Coimbra abre sua primeira exposição individual no próximo dia 22 (quarta) em São Paulo, no Unibes Cultural (antigo Centro da Cultura Judaica), Sumaré. 

A mostra Panoramas da Comida no Brasil, de visitação gratuita até agosto, é dividida em dois núcleos, um com fotos de comida e situações de rua e outro com imagens que representam o universo de chefs e a culinária que praticam. 

Para o núcleo de rua, projeto que vem desenvolvendo há alguns anos, Coimbra montou em seu estúdio cenários de ambulantes como se eles estivessem numa calçada da cidade. Lá estão o amolador de facas da feira, a baiana do acarajé, o carrinho do milho - todas fotos feitas do alto, mostrando a banca inteira e seus produtos.

São 15 imagens impressas em tamanho real (3,40 m x 2,30 m) e que estarão expostas no muro da fachada do centro cultural. “Esses painéis serão vistos da rua, perto do metrô, num espaço de muita circulação. E ainda combina com a feira que acontece na Oscar Freire”, diz Felipe Ribenboim, idealizador da exposição ao lado de Coimbra.

Entre as 15 fotos, três foram vencedoras do Festival International de la Photographie du Tourisme Gastronomique de Paris, em 2011; algumas outras foram exibidas em outdoors em Tóquio no ano passado.

Para o segundo núcleo, Coimbra convidou Alex Atala como curador - foi o chef que escolheu os cozinheiros (e produtores) a serem representados nas 24 imagens montadas dentro do centro cultural. Não há rostos, mas ingredientes e preparos - como colmeias de abelhas nativas uruçu-amarela, que Jerônimo Villas-Boas levou ao estúdio de Coimbra, e esfihas de carne da Tenda do Nilo.

Outros nomes que integram a seleção são Bel Coelho, Ivan Ralston, Mara Salles, Felipe Schaedler, Manu Buffara e Felipe Bronze - alguns deles aparecem nos dois vídeos de making of que estarão em projeção durante a exposição.

Em paralelo, durante os quatro sábados de julho haverá palestras e bancas com comida de rua no local. A programação ainda está sendo fechada e em breve será divulgada no site do FoodPass, realizadora da exposição ao lado da produtora Base 7, de Ribenboim.

Esfihas da Tenda do Nilo, restaurante árabe que fica no Paraíso

Esfihas da Tenda do Nilo, restaurante árabe que fica no Paraíso Foto: Sergio Coimbra

SERVIÇO

Exposição Panoramas da Comida no Brasil

Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2.500, Sumaré

Mostra: 22 de junho a 8 de agosto, 10h/19h (fecha dom.) - grátis

Bancas com comida de rua: dias 9, 16, 23 e 30 de julho, das 12h às 19h

Palestras: R$ 25 (mais informações no site foodpass.com.br)

Ficou com água na boca?