Paladar

Comida

Comida

Gastronomia brasileira é destaque em Frankfurt

Por Rafael Tonon

09 outubro 2013 | 14:06 por redacaopaladar

A gastronomia brasileira foi destaque no primeiro dia da Feira do Livro de Frankfurt, que começou nesta quarta-feira, 9, na cidade alemã.

O estande do Brasil, país homenageado deste ano, contou com a presença do chef André Boccato e da presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa. Eles abriram a programação da tenda Cooking with Words (Cozinhando com Palavras), que vai reunir aulas e palestras de chefs, gastrônomos e pensadores da culinária nacional até o dia 13, quando a feira se encerra.

Na sequência, a chef Morena Leite mostrou sua cozinha tropicalista aos visitantes, e o escritor Rodrigo Ferraz contou sobre a expedição gastronômica que fez pelo Brasil.

Brasil é o homenageado do ano na Feira de Frankfurt. FOTO: Daniel Roland/AFP

Este ano, a organização da Feira repete o espaço Gourmet Gallery, onde chefs mostram suas receitas ao público visitante. Foi lá que a escritora Maria Coeli e o chef Ari Kespers apresentaram ingredientes típicos de Minas Gerais, como o Queijo do Serro e outros produtos artesanais.

A programação do estante do Brasil segue nos próximos dias com palestras de chefs como Carlos Ribeiro, Vitor Sobral e Tereza Paim, que vão apresentar diferentes vertentes da gastronomia brasileira, das influências portuguesas às características da cozinha do Cerrado. “Vou dar uma palestra sobre a influência dos tropeiros na nossa cozinha. É uma honra poder apresentar nossa história culinária aqui”, afirmou o chef Antonio Basile, do Le Gourmet Bistrô, em Gonçalves (MG).

Antonio Basile. FOTO: Rafael Tonon/Estadão

A programação conta ainda com o jantar temático Cook it with Samba (Cozinhe com samba). A julgar pela a curiosidade com que alemãs e estrangeiros devoraram as frutas, como manga e graviola, colocadas no balcão do estande brasileiro, não há dúvida que os visitantes entrarão no ritmo da nossa cozinha.

Ficou com água na boca?