Paladar

Comida

Comida

Gastronomia e cultura movimentam Tiradentes

Começa neste sábado a 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, em Minas Gerais. Entre 21 e 30 de agosto, com programação concentrada principalmente nos fins de semana,  o evento vai movimentar a cidade histórica com atividades gastronômicas e culturais que prometem dinamizar a cadeia produtiva da gastronomia mineira.

17 agosto 2015 | 17:31 por redacaopaladar

Com participação de produtores de doces, café e cachaça artesanal do estado, o evento promovido pelo projeto Fartura levanta a bandeira da culinária local e nacional. Este ano serão 16 jantares assinados por chefs em 4 restaurantes locais, com menus fechados que vão de R$250,00 a R$320,00.

No Via Destra, do chef Rubens Beltrão, os jantares ganharam o tema “De Norte a Sul”, preparado por chefs de quatro estados brasileiros, dentre eles Rafael Costa e Silva (Lasai) e Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia). No Angatu, com reservas já esgotadas para todos os menus, o anfitrião Rodolfo Mayer recebe colegas para os menus Expedição Fartura, que traz pratos inspirados nas cozinhas do Pará, Piauí, Maranhão Goiás e Tocantins. Rafael Pires, do Pacco & Bacco, cozinha com chefs como Julien Mercier para festins com sabores brasileiros interpretados por especialistas em comida francesa e, no Kitanda Brasil, Tanea Romão é a anfitriã de quatro chefs mineiros encarregados dos jantares Minas Gerais.

FOTO: Guilherme Gazzinelli/Divulgação

Além dos jantares fechados, o público pode aproveitar a gastronomia local em duas praças: na Praça da Rodoviária, o Largo do Chef abriga estandes de cinco restaurantes mineiros oferecendo pratos especialmente feitos para o festival. No Largo das Forras, outros cinco restaurantes de Tiradentes preparam recortes de seus cardápios para o público do Festival.

Em parceria com o Senac, o festival oferece ainda oficinas, palestras e degustações gratuitas, abertas ao público. Também de graça, as apresentações artísticas acontecem nos dois largos e tem, no repertório musical, Yamandu Costa com o Jazz Cigano Quinteto, Orquestra Ouro Preto interpretando Beatles e o bandolinista Hamilton de Holanda.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Tiradentes, Minas Gerais

21 a 30 de agosto

Ficou com água na boca?