Paladar

Comida

Comida

Guia de azeites do Brasil 2018 traz 90 rótulos

Segunda edição do guia de Sandro Marques lista, entre as 45 marcas, mais de 90 rótulos de azeites nacionais extravirgem com notas de degustação e um pouco da história de cada produtor

19 setembro 2018 | 19:11 por Patrícia Ferraz

Acaba de sair a nova edição do Guia de Azeites do Brasil, safra de 2018. A obra de Sandro Marques, lançada pela primeira vez no ano passado, é o único guia dos azeites extravirgens produzidos no País.

Traz explicações das características dos azeites e de variedades de azeitonas, que ajudam a entender qualidades e defeitos, um mapinha localizando as regiões produtoras e um roteiro de produtores que recebem visitantes em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde se concentra a produção nacional. Há ainda indicações de pontos de vendas. 

Nacional. Produção de azeites no País evolui ano a ano

Nacional. Produção de azeites no País evolui ano a ano Foto: Hélvio Romero|Estadão

O guia está mais robusto. Inclui oito novas marcas de azeites – quatro mineiros, três gaúchos, um paulista e, pela primeira vez, um do Paraná, o Duidálio, somando 45 marcas e mais de 90 rótulos no total.

Além das notas de degustação, agora o guia apresenta um pouco da história de cada produtor e indicações daqueles que recebem visitantes. Há também uma seção com receitas da chef Ana Luiza Trajano.

A produção de azeites é novidade no Brasil, o cultivo cresceu a partir do ano 2000, mas o cenário da olivicultura no País está em evolução. Sandro Marques conta que recebeu mais de 80 azeites enviados pelos produtores e provou todos às cegas (quer dizer, sem saber qual azeite estava provando). Seguiu as regras do Conselho Oleícula Internacional, degustou, foi tomando nota e fazendo observações.

O autor destaca alguns rótulos, caso do Prado & Vazquez, único no País feito com a azeitona maria-da-fé, e o Verde Oliva Rosarium, que tem o selo biodinâmico Demeter. Entre os blends de 2018 se destacam Serras Altas, Verde Louro Edição Limitada e Olibi. No caso dos monovarietais, a obra cita Oliq e Sabiá. Está à venda no site da editora Livrobits e na Saraiva online

 

  Foto: Reprodução

O Guia de Azeites do Brasil Safra 2018

Autor: Sandro Marques

Editora: Livrobits (131 páginas, R$ 64,90

 

Ficou com água na boca?