Paladar

Comida

Comida

Guia de harmonização de queijos e embutidos com vinhos e cervejas

Saiba encontrar o melhor vinho e a melhor cerveja para combinar com diferentes variedades de queijos, frios e embutidos

30 agosto 2018 | 19:35 por Redação Paladar

Queijos, embutidos, cervejas e vinhos andam em alta e a oferta não para de aumentar. Todo mundo sabe que eles combinam entre si, mas o desafio é saber quem combina com quem em que momento. É que essa parceria está sujeita a diversas influências. No caso da comida, sal, teor de gordura, temperos, especiarias e tempo de maturação precisam ser levados em conta. No caso das bebidas, a escolha envolve corpo, acidez, teor alcoólico, entre outros. E o relacionamento pode se dar por semelhança ou contraste. Saber fazer o casamento perfeito vai ajudar você a aproveitar melhor a comida e a bebida.

● QUEIJOS 

Ao contrário do que muita gente imagina, o casamento costuma dar mais certo com cervejas, vinhos brancos (em vez de tintos) e vinhos fortificados. Mas cada caso é um caso. Saiba quais estilos de cerveja e de vinho combinam com queijos como parmesão, Canastra, brie, camembert, gorgonzola, provolone, pecorino, emmental, gruyère, reino, Serro, cheddar, talleggio, boursin, chabichou e feta. Confira a harmonização com queijos aqui.   

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

● EMBUTIDOS 

À primeira vista, frios (embutidos e curados) pedem vinhos tintos e cervejas potentes. A combinação, de fato, dá certo na maioria das vezes. Mas a relação pode ser aprimorada: gordura, sal, especiarias e temperos exigem atenção e alteram a equação, cada uma a seu modo. Veja sugestões de estilos de vinho e de cerveja que combinam com presunto (cru e cozido), salame, coppa, chorizo, mortadela, lombo (canadense e curado), bresaola e sopressata. Confira a harmonização com embutidos aqui.  

Para fazer este guia de harmonização mergulhamos na bibliografia nacional e estrangeira sobre o assunto e tivemos também a consultoria da sommelière de cervejas Cilene Saorin, diretora de educação da Doemens Akademie no Brasil e na Espanha, e do sommelier Gabriel Reale, do Flemming’s Prime Steakhouse & Wine Bar.

Como montar tábuas de queijos e embutidos

Já que estamos falando de queijos e frios, aproveite a deixa para aprender a montar uma tábua imbatível. Não é uma ciência exata, mas há regras que podem ajudar - há até uma ordem correta para prová-los, dos mais suaves aos mais complexos. Confira as dicas.

Colaboraram Carla Peralva, Patrícia Ferraz e Renata Mesquita

Ficou com água na boca?