Paladar

Comida

Comida

Guia Michelin divulga restaurantes estrelados de SP e RJ nesta segunda

Terceira edição nacional do célebre guia francês será divulgada hoje a noite. Nenhum restaurante brasileiro conquistou três estrelas nas duas primeiras

08 maio 2017 | 14:46 por Redação Paladar

Será realizada na noite desta segunda-feira, 8, a cerimônia de entrega das estrelas do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2017,  no Hotel Unique, em São Paulo. Esta é a terceira edição nacional do guia de restaurantes mais famoso do mundo, que classifica as melhores casas de diferentes regiões com uma, duas ou três estrelas; é também a única edição da América Latina. Nenhum restaurante brasileiro conquistou as tão sonhadas três estrelas, e apenas o D.O.M, do chef Alex Atala, tem duas estrelas. Neste ano, a grande questão é ver se alguma outra casa receberá a segunda estrela. 

 

  Foto: Reprodução

Em 2016, doze casas de São Paulo receberam uma estrela, entre elas o Maní e o Tuju. No Rio de Janeiro, são seis restaurantes estrelados. Além das estrelas, o guia também distribuí o selo Bib Gourmand, uma seleção de casas que oferecem boa relação de qualidade e preço. O Arturito, da chef e apresentadora Paola Carosella, estava entre elas no ano passado - confira a relação completa do Guia RJ & SP 2016

A classificação dos estabelecimentos é feita por inspetores estrangeiros, seguindo os mesmos critérios de avaliação usados nos outros 28 países onde circula a publicação: qualidade dos produtos, técnicas de preparo, harmonia dos sabores, personalidade e regularidade da cozinha. 

Restaurantes também podem perder suas estrelas - os inspetores do Guia visitam a cada ano as casas para ver se mantém a qualidade do serviço e padrão dos pratos. Nas duas edições brasileirias, no entanto, ninguém perdeu estrelas, apenas os que deixaram de funcionar. Na França, onde o guia foi criado há mais de cem anos, seu peso é tão grande que há muitas histórias de chefs que perderam a cabeça ao perder estrelas e até casos de suicídio, como o do chef Bertrand Loiseau.  

Paola Carosella, chef do Arturito em São Paulo que está entres as casa com o selo Bib Goumand

Paola Carosella, chef do Arturito em São Paulo que está entres as casa com o selo Bib Goumand Foto: Iara Morselli|Estadão

As estrelas serão reveladas nesta segunda-feira, 8, e o Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2017, que é bilíngue (português-inglês), deve chegar às lojas ainda nesta semana pelo preço de R$ 65. O conteúdo também estará disponível gratuitamente para tablets e smartphones no aplicativo do Guia com a lista completa já nesta segunda.

Acompanhe a cobertura do evento e conheça os restaurantes estrelados aqui pelo site do Paladar e pelas nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook.  

O Guia e as estrelas

Criado em 1900 pelos irmãos fabricantes de pneus, André e Edouard Michelin, para ajudar motoristas a encontrar restaurantes pelas estradas, o guia era inicialmente dado como cortesia. Virou referência e ganhou prestígio no mundo inteiro. Chegou aos Estados Unidos em 2005 e à Ásia em 2007. Atualmente, sua seleção é composta por 29 guias, que cobrem 28 países em quatro continentes reúnem mais de 45 mil estabelecimentos no mundo. 

Ficou com água na boca?