Paladar

Comida

Comida

Inventor do cronut apresenta suas novas criações

Por Marcelo Osakabe

18 setembro 2013 | 20:28 por redacaopaladar

O pâtissier Dominique Ansel lançou moda em Nova York ao inventar o cronut, uma mistura de croissant e donut. Passados três meses, parece que o mania passou. Mas o francês, que sempre criou novos doces para a sua confeitaria e deixou claro que não gostaria de ser lembrado como o ‘inventor do cronut’, já tem novidades para mostrar.

Magic soufflé e frozen s’more. FOTOS: Reprodução

Apenas um mês após o início da febre do cronut, Ansel surgiu com o frozen s’more, uma mistura do dondurma – o sorvete turco de consistência borrachuda – e o s’more, uma espécie de sanduíche de marshmallow, chocolate e biscoito que surgiu nos acampamentos de escoteiro dos Estados Unidos. O frozen s’more de Ansel é, na verdade, um bloquinho de sorvete envolto em casquinha de chocolate e recoberto de marshmallow. Depois de congelado, é espetado em um palito defumado com madeira de maçã e sua superfície dourada com a ajuda de um maçarico culinário. Ansel recomenda que ele seja consumido na mesma hora.

Este mês, a outra novidade de Ansel é o magic soufflé, um brioche retangular com recheio de suflê de chocolate. “Todo mundo sabe o que é um suflê, todos sabem o quanto é difícil manter ele (firme). Então eu descobri um jeito de estabilizar a textura dele e ‘encaixá-lo’ dentro de um brioche” explicou Ansel em entrevista ao Fine Dining Lovers.

Primeiro cliente a provar o magic soufflé no dia do lançamento, o novaiorquino Alex Rodgers, tem uma outra definição: “Tem gosto de Natal, de bom Natal!”. Alex chegou à confeitaria às 4h58 da manhã para para degustar a nova criação. Acabou ganhando o doce de graça do pâtissier.

As duas últimas criações de Ansel receberam bastante atenção da mídia e dos fãs, mas ainda não conseguiram suplantar o frenesi e a idolatração do cronut. Pelo ritmo do francês, ele não deve desistir.

Ficou com água na boca?