Mas quando fixou comida, mais raramente, o fez com a mesma densidade e potência, produção de definitivos. A natureza-morta abaixo é bom exemplo. Natureza-morta, no seu aspecto ético e estético, era mais que um amontoado de produtos alimentícios, queria demonstrar que por trás da beleza e da aparência apetitosa há um tempo embutido, o que o nome latino desta forma de representação da natureza demonstra: vanitas.
A fruta, deliciosa, fresca e desejada, tem uma mosquinha ou um início de podridão discreta. A folha já começa a desmaiar, o pão está meio comido, há farelos.
Still Life with Watermelon, circa 1947 ©Irving Penn Estate
Irving Penn refez em fotografia exatamente está teoria, não foi fotografia de capa de revista, era demasiado crua, cruel, um comentário sobre a rapidez com que o bom fica incomivel e o fresco pode estragar. Ou de como o tempo circunda tudo, e é preciso ter prazer rápido, antes que seja tarde demais. No caso dele, 92 anos de vida, houve tempo para tudo.
Cholesterol’s Revenge, New York, 1984 (c)1995 by Irving Penn