Paladar

Comida

Comida

Julia e Jeffrey

26 novembro 2009 | 19:06 por redacaopaladar

Esta é a história de uma intuição profunda e reveladora. É ela, a intuição, associada à admiração, a responsável por explicar o porquê de um jovem estudante de direito observar atentamente todos os passos de uma senhora grandalhona no mercadinho local.

Tudo começa a fazer sentido, contudo, quando se sabe quem são os personagens em questão. O jovem estudante de direito é Jeffrey Steingarten. A senhora grandalhona é Julia Child.

Por uma dessas felizes coincidências, Steingarten foi estudar direito em Harvard, nos anos 60. O campus da universidade fica em Cambridge, Massachusetts, então a mesma cidade de Julia Child – autora do clássico Mastering the Art of French Cooking e apresentadora do programa The French Chef.

Desde os tempos de estudante, o autor de O Homem que Comeu de Tudo gostava de cozinhar.

Ficou com água na boca?

De modo pensado, ele também costumava ir à mercearia favorita de Julia num horário que, sabia, poderia encontrá-la. “Eu parecia um stalker. Chegamos a conversar em algumas ocasiões, rapidamente, ela sempre muito simpática”, contou.

Anos depois, o advogado largou o direito para se dedicar à gastronomia.

Sem se lembrar do rapaz que a seguia obstinadamente no mercado, ela escreveu para elogiar o novo food writer. A carta, que Steingarten guarda com cuidado, dizia o que se confirmou uma obviedade: o novo colunista era brilhante e devia ser contratado.

Ficou com água na boca?