Paladar

Comida

Comida

Lei do foie gras: "Não é da nossa alçada", diz vereadora

Representantes da Associação dos Profissionais de Cozinha (APC) do Brasil e chefs como Julien Mercier, do Le Bilboquet, participaram da audiência pública realizada nesta quarta, 23, na Câmara Municipal, para discussão do projeto de lei que proíbe a venda de foie gras em São Paulo.

23 outubro 2013 | 14:49 por joseorenstein

No fim do evento, a vereadora Patrícia Bezerra, do PSDB, que presidiu a audiência pública, declarou que “esse assunto não é da alçada dos vereadores” e descartou a hipótese de que o projeto entre em vigor. “Se eventualmente passar em segunda votação, o projeto de lei será vetado”, disse.

Durante a audiência pública, a que compareceram não mais de duas dezenas de pessoas, os representantes da APC João Leme e Fred Frank argumentaram contra o projeto de lei 537, aprovado em primeira votação em setembro, levantando o fato de os métodos de produção de foie gras no Brasil terem evoluído e serem mais respeitosos com os animais do que os métodos utilizados nas granjas, por exemplo.

O vereador Laércio Benko (PHS) , autor do projeto, disse não ter pressa em levar o projeto a segunda votação e reafirmou, como havia feito em debate na TV Estadão, estar disposto a dialogar e rever a norma que propôs.

Ficou com água na boca?

Ficou com água na boca?