Paladar

Comida

Comida

Livro do 'Food 52' com dicas para organizar o cardápio da semana chega ao Brasil

Dupla de jornalistas que edita o site 'Food52' sugere menus para diferentes estações do ano, ensina truques para conservar comida de forma eficiente e dá dicas de como economizar tempo na cozinha

28 março 2018 | 20:00 por Patrícia Ferraz

Menu Para a Semana, que acaba de sair no Brasil pela Companhia de Mesa, o selo de gastronomia do grupo Companhia das Letras, fez muito sucesso quando foi lançado nos Estados Unidos, em 2016. E não por acaso. As autoras, Amanda Hesser e Merrill Stubbs, editoras do site Food 52, são craques em desvendar o que o público quer. No melhor sentido.

 

 

  Foto: James Ransom

Ex-jornalistas de gastronomia, Amanda foi editora do The New York Times, e Merrill, editora da Cook’s Illustrated. Elas ficaram amigas durante um trabalho e tiveram a ideia de fazer um site ligando a comunidade interessada em cozinhar, trocar receitas e informações. Desde o princípio, defendem a ideia de que as pessoas cozinhem em casa não só para comer melhor mas também para ajudar a mudar a cadeia alimentar, a maneira como os alimentos são produzidos no mundo. Elas lançaram inclusive um manifesto, apontando as vantagens e consequências de cozinhar as próprias refeições. O negócio cresceu e, além de vários livros, elas lançaram uma linha de produtos, que inclui louças e utensílios, fazem palestras e eventos e não dão sinais de que pretendem parar tão cedo. Sorte de quem acompanha o trabalho da dupla de americanas. 

+ Espaguete com almôndegas de peru

+ Frango assado com batatas - em uma só assadeira

Dessa vez, elas resolveram ajudar o leitor a organizar o cardápio para a semana toda, o ano todo, conforme a estação. E ainda por cima em dobro, porque cada uma dá suas sugestões de menus para cada caso.

A ideia do livro nasceu da vida corrida das duas, que têm filhos pequenos e pouco tempo para cozinhar para as famílias durante a semana. Elas partem do princípio de que para comer bem é preciso planejar com antecedência o menu e as compras, além de adiantar os preparos no fim de semana, deixando poucas preparações para os dias de semana. E mostram como fazer isso. É só seguir as etapas, menu, planejamento, compras, preparos...

De quebra, ensinam truques para conservar comida de forma eficiente, economizar tempo na cozinha e manter os ingredientes frescos o máximo de tempo possível. É uma publicação sob medida para quem quer se organizar. 

 

  Foto: James Ransom

Concordo com os métodos, os princípios, as ideias e já fiz várias receitas (tenho o livro desde que foi lançado nos Estados Unidos). Mas não consigo colocar essa organização toda em prática, muito menos cozinhar todos os fins de semana. E o resultado é que, embora adore cozinhar, de vez em quando acabo pedindo pizza em casa durante a semana, justamente o que as autoras quiseram evitar com esse livro. Ainda chego lá.

MENU PARA A SEMANA

Capa do livro Menu para a semana

Capa do livro Menu para a semana Foto: Reprodução

Autoras: Amanda Hesser e Merrill Stubbs

Editora: Companhia de Mesa

Preço: R$ 89,90 (288 págs.)

Ficou com água na boca?