Paladar

Comida

Comida

Livro 'Em Defesa da Comida', de Michael Pollan, vira documentário

Assista ao trailer do documentário "Em defesa da comida", baseado no livro de Michael Pollan

06 outubro 2015 | 19:33 por redacaopaladar

Por Luiza Pollo Mazurek

Especial para o Estado

A pergunta “o que eu devo comer?”, que inspirou, em 2008, o estudioso e ativista Michael Pollan a escrever o livro Em Defesa da Comida – Um Manifesto (Intrínseca, R$29,90), volta à tona com o documentário de mesmo nome criado a partir do texto.

Michael Pollan. FOTO: Divulgação

Ficou com água na boca?

O filme, realizado pela Kikim Media, será lançado neste sábado, 9, durante o Mill Valley Film Festival, na Califórnia. In Defense of Food chama atenção para o fato de que tomamos, por dia, mais de 200 decisões em relação ao que comemos – o que normalmente é feito de forma inconsciente e manipulada pelas grandes indústrias. O autor ressalta, ainda, que quatro das dez coisas que mais matam são doenças crônicas ligadas à alimentação – problemas de coração, diabetes, AVC e câncer.

Pollan procura mostrar que a resposta para uma dieta mais saudável e consciente é mais simples do que pode parecer: precisamos comer… comida (e não processados criados pela engenharia de alimentos que se parecem com comida). Ele passou por lugares como Tanzânia, Peru, Paris e Bronx (Nova York) e traz a experiência no documentário de duas horas, que ainda não tem data de lançamento no Brasil.

Por enquanto, você assiste ao trailer, em inglês:

O Paladar entrevistou o pesquisador no ano passado. Veja aqui.

Ficou com água na boca?