Paladar

Comida

Comida

Livro reúne diferentes receitas de pudim

Primeiro ela adoçou os encontros familiares, depois conquistou uma clientela enorme com a receita de um doce só. Dona da Fôrma de Pudim – primeira loja especializada em pudins do Brasil, inaugurada em abril de 2012 – a confeiteira Daniela Aliperti agora reúne em livro várias receitas e truques para fazer o melhor pudim em casa.

02 setembro 2013 | 20:03 por lucineianunes

FOTOS: Divulgação

RECEITA

Pudim de laranja ou limão-siciliano

Rendimento: 1 forma de 18 cm de diâmetro ou 10 porções

Ingredientes

Para a base:

450 ml de leite integral

Casca de 1 laranja (ou as cascas de 2 limões-sicilianos)

1 lata de leite condensado

2 ovos

4 gemas

Para a calda de caramelo:

150g de açúcar

Água suficiente para molhá-lo

Preparo

Base: Para preparar essa infusão, misture o leite e a casca de laranja. Leve ao fogo até que ferva e desligue. Passe para um recipiente, adicione o leite condensado ao leite com laranja (ou limão), cubra e deixe descansar por meia hora. Retire a casca e reserve. Se preferir um sabor mais acentuado, deixe a infusão repousar na geladeira de um dia para o outro. Depois disso, bata os ovos e as gemas com um fouet em uma tigela e os incorpore à mistura já preparada. Coe e reserve.

Calda de caramelo: Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo. Despeje a calda na forma para pudim. Se preferir, faça esse procedimento diretamente na forma.

Cozimento: Preaqueça o fogo a 150°C. Adicione a base do pudim à forma com caramelo. Cubra com papel-alumínio, para evitar que a superfície do doce fique queimada, e cozinhe em banho-maria no forno de 1 hora a 1h30 ou até que o centro do pudim esteja firme.

O Livro do Pudim

Autora: Daniela Aliperti

Ed. Panda Books, 88 págs.

R$ 38,90

Ficou com água na boca?