Paladar

Comida

Comida

Livro reúne receitas e histórias saborosas sobre o bacalhau

Novo livro de J. A. Dias Lopes mistura as receitas de bacalhau favoritas do autor com os surpreendentes enredos por trás desses pratos

01 de outubro de 2019 | 19:15 por Pedro Carvalho, O Estado de S.Paulo

Especial para o Estado

Bacalhau! As Melhores Receitas e suas Histórias (Ed. Melhoramentos, R$ 89), lançamento do jornalista gastronômico J. A. Dias Lopes, é uma seleção dos 17 pratos favoritos do autor feitos à base do pescado. Não se trata, portanto, de um rol das maneiras mais tradicionais de se preparar o peixe, originário das águas geladas que circundam o Ártico.

A lista reflete o gosto particular do escritor — o que funciona como uma luxuosa curadoria. Assim, temos à mão os atalhos para cozinhar um bacalhau à Madre Paula, uma sopa de bacalhau dos Campinos ou um bacalhau Nunca Chega. A seleção também vai além das fronteiras do reino, em receitas como o “bacalao al Pil-Pil” (tipicamente espanhol), o “baccalà alla Vicentina” (italiano) e outras de origens diversas.

+ Afinal, o que é bacalhau? Fomos até a Noruega descobrir

'Bacalhau! As melhores receitas e suas histórias'.

'Bacalhau! As melhores receitas e suas histórias'. Foto: Reprodução

Como guarnição, o livro traz histórias saborosas sobre os pratos apresentados. É o caso do bacalhau à Bruxa de Valpaços, que — ficam sabendo os leitores — foi criado por uma “bruxa tardia”, no início do século 20, morta após se desentender com os últimos monarcas portugueses; ou do prosaico bolinho de bacalhau, cujo folclore é temperado pela presença da atriz Grace Kelly, uma vez que a iguaria era a única concessão à fritura no restritíssimo cardápio da atriz; ou ainda do simpático bacalhau à Zé do Pipo, surgido durante um concurso de “melhor refeição pelo menor preço” na cidade do Porto.

É, em suma, um prato cheio para quem gosta de preparar — e contar boas histórias à mesa sobre o — bacalhau. Jornalista de longa trajetória na gastronomia, o gaúcho J. A. Dias Lopes trabalhou por 23 anos na revista Veja, dirigiu a Gula e teve, por mais de uma década, uma coluna no Paladar. Atualmente, está à frente da revista Gosto, online. Na mesma série de Bacalhau!, o autor publicou livros sobre sanduíches, massas e receitas à base de arroz.

+ As massas mais famosas da Itália reunidas em livro

Ficou com água na boca?