Paladar

Comida

Comida

Marca de azeite de oliva, Oliq agora tem azeite de abacate

Direto da Serra da Mantiqueira, Oliq coloca à venda em São Paulo azeite de abacate, que está em sua terceira safra, sendo as duas primeiras experimentais

24 outubro 2018 | 19:40 por Ana Paula Boni

Marca de azeite de oliva da Mantiqueira, a Oliq agora também vende azeite de abacate. A inspiração vem de países como a Nova Zelândia, onde lagares passaram a extrair óleo de abacate para ocupar o maquinário ocioso de uma única safra anual das azeitonas.

O abacate usado na Oliq é o tipo avocado, menor, mas que concentra maior percentual de óleo que o abacate tradicional. No processo, primeiro tira-se o caroço do avocado e parte de sua casca. “Mantemos cerca de 10% da casca, que ajuda a dar sabor ao azeite, como se faz lá fora. Mais do que isso deixa o sabor muito terroso”, conta Vera Masagão, sócia do Oliq.

O sabor do azeite de abacate é mais neutro que o de oliva, sem a picância no fundo da garganta que os bons azeites de oliva apresentam. Mas seus usos são similares, para a finalização de pratos quentes ou saladas. A marca também faz o azeite de abacate aromatizado com casca de limão-siciliano (que é infusionada a frio depois que o azeite está pronto).

Azeite de abacate da Oliq, em versão com limão-siciliano (à esq.) e sem limão

Azeite de abacate da Oliq, em versão com limão-siciliano (à esq.) e sem limão Foto: Antonio A. G. Batista

O processo é parecido com o do azeite de oliva, mas a temperatura para se conseguir extrair o óleo do abacate (45°C) é um pouco mais elevada que o de oliva (27°C).

A Oliq já está em sua terceira safra, sendo que as duas primeiras foram experimentais. Se no ano passado a marca fez 600 litros do azeite de abacate, desta vez chegaram a 1.600 litros, com avocados comprados de um produtor parceiro em Itatinga (SP). Com o volume maior, agora o azeite pode ser encontrado na Casa Santa Luzia (R$ 46 ou R$ 49 com limão-siciliano; 250 ml).

SERVIÇO

Casa Santa Luzia

Al. Lorena, 1.471, Jardim Paulista, tel. 3897-5000

Oliq

Agendamento de visitas no site da marca

 

Ficou com água na boca?