Paladar

Comida

Comida

Marca faz choux cream artesanal de diferentes sabores

Versão da carolina, bomba recheada com creme de confeiteiro ganha marca especializada que produz sabores variados, do pistache ao coco queimado

25 de outubro de 2019 | 10:50 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

O choux cream anda fazendo grande sucesso em São Paulo. É uma carolina (aquela bombinha recheada com creme pâtissier), que ganha uma crosta craquelin, crocante e açucarada. Por aqui ele se popularizou graças a confeiteiros como Viviane Wakuda e Cesar Yukio, especializados no yogashi, a confeitaria do Japão que usa técnicas francesas e ingredientes ocidentais. O choux cream virou ícone dessa linha.

Choux recheado com creme de pistache 

Choux recheado com creme de pistache  Foto: Luca Pucci

Mas a massa choux foi inventada por Antonine Carême, o chef conhecido como “o cozinheiro dos reis, o rei dos cozinheiros”. Ela é a base para muitos doces franceses, entre eles o profiterole e a éclair. E foi durante um período estudando em Paris que a confeiteira brasileira Natalie Sedlmayer se inspirou para criar a sua marca especializada no doce, a Choux

Natalie segue a receita clássica da massa, mas recheia o doce com criatividade. São cinco sabores fixos: doce de leite, gianduia, limão, pistache e baunilha, o clássico. Mas a cada semana ela inventa uma novidade – nesta foi o creme de banana caramelizada. Já teve de coco queimado, café e caramelo salgado. Ela prepara os doces numa cozinha nos fundos de sua casa, faz tudo do zero, o que inclui fazer a gianduia a partir de avelãs e o creme de pistache.

Seus choux são do tamanho da palma da mão e custam R$ 12, a unidade. São vendidos por unidade ou em caixinhas com seis (R$ 72), prontas para presentear, e você pode escolher os sabores. A confeiteira capricha nos craquelin – coloca a crosta de açúcar na hora de levar ao forno para garantir a crocância, cada sabor de uma cor.

Caixinha com seis unidades de choux de sabores variados 

Caixinha com seis unidades de choux de sabores variados  Foto: Luca Pucci

Os doces são vendidos por encomenda, de pelo menos dois dias de antecedência, via Instagram (@chouxsp) ou por WhatsApp (96910-6006).

Natalie tem feito também aparições em feiras artesanais; neste fim de semana (dias 25 e 26/10) estará na Feira do Bem (Praça Cidade de Milão, Vila Nova Conceição) e no final de novembro na feira Misturô (R. Coropé, 88, Pinheiros). 

Ficou com água na boca?