Paladar

Comida

Comida

Mario Batali cozinha no último jantar oficial dos Obama na Casa Branca

Chef, escolhido por Michelle Obama, preparou o menu de quatro tempos servido para primeiro-ministro italiano Matteo Renzi; confira o cardápio

19 outubro 2016 | 20:07 por Carla Peralva

Na noite desta terça-feira (18), ergueu-se no gramado sul da Casa Branca uma gigantesca tenda, toda iluminada por velas, com decoração de tecidos claros e flores. Do teto pendia um enorme candelabro. Nas mesas, pequenos espelhos completavam o jogo de luz. No cardápio, pratos ítalo-americanos do conhecido chef Mario Batali.  

A ocasião? O último jantar oficial de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em homenagem ao primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e sua esposa Agnese Landini.

Mario Batali - chef-celebridade conhecido pela rede de produtos italianos Eataly, por seu restaurante Baboo (em Nova York, com uma estrela Michelin), pelo programa de televisão Molto Mario e por sua personalidade extravagante - foi especialmente escolhido por Michelle, que foi ao Baboo em outubro para provar o menu proposto para o evento. O chef é apoiador do projeto Let's Move! da primeira-dama, de combate a obesidade infantil.   

No menu, de quatro tempos, Batali privilegiou ingredientes preferidos de Michelle, como batata-doce e brócolis, e produtores locais de alimentos, a pedido dos Obama.   

Ficou com água na boca?

A refeição começou com agnolotti de batata doce com molho de manteiga e sálvia, seguida por uma salada morna de abóbora com alface crespa e queijo tipo pecorino feito em Nova York. O prato principal foi braciola de carne pinwheel style, prato conhecido de Batali, com gremolata de raiz-forte e brócolis. De sobremesa, torta de maçã verde com caramelo de tomilho e sorvete de buttermilk. Tudo harmonizado com vinhos. Batali serviu ainda uma seleção de petit fours de outono: torta de abóbora e cranberry, tiramisù, creme de milho com amoras, fatias de figo e chocolate com uvas.

Conforme o prometido, Batali usou seus sapatos-assinatura durante o jantar: crocs laranja. Antes do jantar, quando perguntado quanto tempo ele passou se preparando para cozinhar para o presidente e a primeira-dama, respondeu: 56 anos. 

O jantar terminou com um show do coral Rosie’s Theater Kids e de Gwen Stefani. 

 

The view of the Whitehouse from the state dinner "tent"! #wheeeeeestatedinner

Uma foto publicada por Mario Batali (@mariobatali) em

 

Ficou com água na boca?