Paladar

Comida

Comida

'Master of None' visita Osteria Francescana na segunda temporada

As gravações da série da Netflix ocorreram no restaurante italiano, considerado o segundo melhor do mundo, por vontade do próprio chef Massimo Bottura

17 maio 2017 | 19:42 por Leonardo Ribeiro

A segunda temporada de Master of None  já está disponível na Netflix. Desta vez, o protagonista Dev começa a temporada na Itália, querendo aprender a fazer massa e aproveitar todos os passeios gastronômicos. Entre os lugares visitados está a Osteria Francescana, considerado o segundo melhor restaurante do mundo. O motivo de terem gravado por lá? Vontade do próprio chef Massimo Bottura.

A série, de Aziz Ansari e Alan Yang, é uma comédia leve sobre a vida cotidiana de Dev. Interpretado por Ansari, o protagonista é um ator nova-iorquino, descendente de indianos, que enfrenta percalços em relação a carreira e relacionamentos, seja familiar ou casos amorosos. Além da capacidade de se envolver em furadas, Dev também ama comer, e adora se arriscar na cozinha. Na segunda temporada, isso fica ainda mais presente. 

O ator Aziz Ansari, criador e protagonista da série Master of None, da Netflix

O ator Aziz Ansari, criador e protagonista da série Master of None, da Netflix Foto: Lucy Nicholson|Reuters

Fiquem tranquilos, pois não vamos dar muitos spoilers por aqui. Se você ainda não viu a série, o que precisa saber para seguir a leitura é que Dev decide se mudar para a Itália, sem data para voltar aos Estados Unidos, para aprender a fazer massa (claro que a decisão veio acompanhada de uma nova desilusão amorosa, mas isso não importa agora). O destino escolhido: a cidade de Módena. 

Ficou com água na boca?

Entre uma aula e outra, Dev sempre arruma tempo para visitar restaurantes. No primeiro episódio, tomou café expresso, sorvete e escolheu o restaurante Hosteria Giusti para comemorar o seu aniversário. O plano inicial era almoçar sozinho, mas acaba conseguindo uma companhia para comer macarrão. 

A experiência gastronômica continua no episódio seguinte, quando recebe a visita do amigo Arnold. Juntos foram jantar na Osteria Francescana, segundo colocado na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, no ranking 50 Best da revista Restaurant, e com três estrelas Michelin.

Em uma mesa reservada, na adega da casa, quem serve os pratos é o próprio chef Massimo Bottura. Em entrevista à revista Vulture, Aziz Ansari e Alan Yang disseram que escolhem os restaurantes da série baseados nos gostos pessoais, tudo para trazer mais realismo aos episódios. Ao ir à Modena, Ansari sabia do peso da Osteria Francescana, mas filmar no restaurante não estava nos planos, pois não queria incomodá-los. Foi conversando com um amigo que trabalha na casa que descobriu que Bottura estava chateado (e enciumado!) por não ter sido incluído no roteiro da série.

O chef Massimo Bottura, da Osteria Francescana

O chef Massimo Bottura, da Osteria Francescana Foto: Tony Gentile|Reuters

O mesmo dia da conversa ficou definido como o dia da gravação. Eles tiverem que fazer alterações no roteiro da série, nos diálogos e nos horários de gravação. O resultado foram as cenas com comida e bebida como realmente são servidas no menu-degustação, alternada a expressões de prazer dos personagens (e também dos atores, eles contam), que comemoram cantando “Francescana é o que há de melhor”. 

Ansari conta ainda que Bottura fez questão de cozinhar e servir vinho para os atores e a equipe. Um dos produtores disse que eles usariam apenas suco de uva durante as gravações. O chef protestou: "De jeito nenhum! Você não vai filmá-los tomando suco de uva no nosso restaurante!" 

Master of None venceu o Emmy em 2016 na categoria de melhor roteiro para série de comédia. A segunda temporada da série está disponível na Netflix desde o dia 12 de maio. 

Ficou com água na boca?