Comida

Comida

Medalhista de peito (e de costela)

Ele está sempre entre os primeiros no ranking do circuito nacional de barbecue, nos EUA, que tem 7.500 competidores ativos. Rob Rub é um pitmaster, um mestre do churrasco de estilo americano. Desde 2006, nenhum outro churrasqueiro venceu mais provas que ele nas categorias costela e peito. Sua costela desbancou os adversários em 22 provas e o peito, em outras 20.

09 de agosto de 2012 | 08:00 por patriciaferraz, Estadão Conteúdo

Rob Rub participa de uma média de 30 campeonatos por ano. Quando não está competindo (ou dando aula para crianças portadoras de deficiência, sua profissão), prepara outros competidores ou dá consultorias, como a que o trouxe a São Paulo para treinar a equipe do BOS BBQ.

Já viajou mais de 60 mil milhas pelos Estados Unidos, sempre sozinho, ouvindo Nirvana ou Foo Fighters. Dirige sua van vermelha, com o nome da equipe – Swamp Boys – estampado, e o trailer onde está o pit, engatado. Carrega a madeira de noz-pecã cuja fumaça perfuma o assado; e as carnes que compra no açougue em Winter Haven, na Flórida, onde mora. Chega ao local do concurso (geralmente um parque ou campo no sul do país) sexta-feira à tarde, esfrega as carnes com o tempero (o rub, que lhe rendeu o apelido) e se junta aos amigos para tomar cerveja. A prova é aos sábados, em quatro baterias: frango, costela, porco e peito, assados lentamente.

Rob Rub em ação nos EUA (Divulgação)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?