Paladar

Comida

Comida

Morre Marcos Bassi

Um dos maiores especialistas em carnes no país, Marcos Bassi morreu neste domingo, 24, no começo da tarde no Hospital Sírio Libanês. Ele lutava contra um câncer de pulmão e esteve internado váras vezes recentemente. O velório será na rua São Carlos do Pinhal, 376. Dali o corpo será levado amanhã, segunda-feira, às 14h para o Cemitério do Araçá.

24 março 2013 | 18:51 por patriciaferraz

FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

Marcos Guardabassi era dono do restaurante Templo da Carne, no Bixiga. Tinha 64 anos. Filho de italianos, nasceu e cresceu no bairro do Brás. Começou como ambulante, vendendo dobradinha, aos oito anos de idade. Na juventude, com a ajuda da mãe, D. Mafalda, conseguiu um espaço no Mercadão onde abriu o primeiro açougue.

Autodidata, aprendeu tudo sobre a carne. Mas descobriu a vocação de churasqueiro depois de transferir seu açougue para a rua Humaitá, no Bixiga e instalar ali uma churrasqueira. Não chamou o lugar de açougue, mas de Casa de Carnes Bassi.

Foi ali que começou a estudar as técnicas de preparo, experimentar diferentes alturas da grelha, testar maneiras distintas de assar, cortes, temperaturas. Inaugurou seu primeiro restaurante, o Bassi, em 1978, na rua 13 de Maio. Num projeto de expansão, teve problema com sócios, acabou em dificuldades e vendeu sua marca para conseguir dinheiro para refazer os negócios. E foi assim que o Bassi virou Templo da Carne.

Ficou com água na boca?

Criador do corte bom-bom de alcatra, foi Bassi quem deu valor à fraldinha, peça considerada de segunda por muito tempo e hoje apreciadíssima pela maciez e pela pouca quantidade de gordura.

Divertido, falante, Bassi circulava pelo restaurante e adorava esticar a conversa com os clientes, explicar detalhes do corte. Só não achava muita graça quando alguém insistia em pedir a carne bem passada.

Animado, circulava pelos eventos de gastronomia, mesmo nos períodos em que esteve doente. Nas festas do Paladar estava sempre acompanhado pela mulher Rosa, e pelas filhas Tatiana e Fabiana, que o ajudavam no restaurante.

Além do DVD A Magia do Churrasco, Marcos Bassi é autor do livro Carnes e Churrasco, lançado no fim do ano passado.

Bassi costumava receber os amigos em uma sala reservada do restaurante. De pé, em frente à churrasqueira ia assando a carne e contando histórias. Vai fazer falta.

Ficou com água na boca?