PUBLICIDADE

Comida

Morre o cientista brasileiro Gil Felippe

Por Marilia Miragaia 

Morre o cientista brasileiro Gil FelippeFoto:

O cientista, botânico e escritor brasileiro Gil Felippe morreu na madrugada de desta terça-feira, 19. Internado na segunda-feira por uma pneumonia, teve o óbito registrado às 3h20 de terça-feira no Hospital Sepaco, em São Paulo. Felippe era PhD em botânica (fisiologia vegetal) pela Universidade de Edimburgo, Escócia, e foi professor da Unicamp. Era, também, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

FOTO: Divulgação

Felippe era conhecido entre chefs por sua contribuição à gastronomia, ao ajudar a traduzir e popularizar informações sobre ingredientes, seus usos e propriedades. Nos últimos meses, estava escrevendo um livro sobre pimentas ao lado do chef português Vitor Sobral.

“Ele sempre falava que a botânica era para todo mundo. Isso era fundamental para nós, chefs. Ele transmitia informações de uma maneira simples e deixou um grande legado para a botânica e gastronomia”, diz Raphael Despirite, do restaurante Marcel, em São Paulo.

Entre os livros publicados por Felippe estão No Rastro de Afrodite – Plantas Afrodisíacas e Culinária, Grãos e Sementes, a Vida Encapsulada e Entre o Jardim e a Horta – As Flores que Vão para a Mesa e Frutas, o Sabor à Primeira Dentada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE