Paladar

Comida

Comida

Mostra em NY investiga sabor

Abre em 28 de outubro, a exposição Flavor: making it and faking it (algo como Sabor: construindo-o e imitando-o), mais recente mostra do Museum of Food and Drink, Mofad que, ainda sem sede, reúne fundos para se tornar o primeiro museu permanente sobre comida e bebida em NY.

09 setembro 2015 | 19:00 por redacaopaladar

O mote da exposição é “a fascinante história de como a indústria do sabor separou o gosto da comida e dominou aquilo que comemos” e vai de uma coleção de rodas de sabores – gráficos coloridos que listam as notas aromáticas e de sabor que podem existir num vinho, por exemplo – à reconstrução da história da invenção do aroma artificial de baunilha (o mais usado no mundo), o pontapé inicial da indústria do sabor.

Fachada do imóvel que abriga a a mostra.

O plano é abrir o Mofad em 2019. A arrecadação de fundos foi dificultada por uma regra dos próprios criadores do museu: patrocínios de grandes indústrias de alimento não são aceitos.

O fundador e diretor do museu é Dave Arnold, que criou e dirigiu o Departamento de Tecnologia Culinária do French Culinary Institute. No conselho da instituição, há nomes de peso, como o chef Mario Batali e Harold McGee, autor da bíblia Comida e Cozinha. A mostra, que será em Williamsburg, fica em cartaz até 29 de fevereiro de 2016. l

No Mundo www.mofad.org.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 10/9/2015

Ficou com água na boca?