Paladar

Comida

Comida

Nhac!

Neide Rigo

Na torta ela é maçã; no pão, manteiga

As mangas verdes têm sabor parecido e um teor mais alto de vitamina C e amido

09 janeiro 2013 | 22:03 por Neide Rigo

Quando verdes, todas as mangas têm sabor parecido, mais vitamina C e mais amido, que vira açúcar à medida que amadurecem. Daí serem mais densas, menos fibrosas, ideais para preparos salgados, mas também boas para doces pastosos. O que seria o único inconveniente, a acidez, joga a favor, como mostra o amchur, tempero indiano à base de manga verde seca usado para acidificar curries e pratos agridoces.

Ardida. Polvilhe a fruta com pimenta seca moída, páprica doce e sal. Coma com iogurte. FOTO: Felipe Rau/Estadão

A polpa ácida da manga traz certa semelhança com a da maçã verde, especialmente quando ambas estão cozidas. Se temperada com açúcar e canela, então, chega a enganar. Isso logo foi percebido pela mãe de um amigo de Holambra, cidade do interior paulista fundada por holandeses. Acostumada às deliciosas tortas de maçã da terra natal, dona Flora Welle não se apertou quando teve que lidar com a falta da fruta. Cozinhou mangas verdes, tirou a polpa, temperou com açúcar e canela e usou no lugar das maçãs. Ela usava também a polpa cozida para passar no pão duro, como manteiga.

Há diversas possibilidades, começando por um refresco fácil de fazer: basta bater a polpa crua com gelo, água e açúcar e coar. Fica como uma limonada.

Agora, se quiser provar outras delícias com manga verde feitas por uma indiana, é só escrever para minha vizinha Shakuntala, que disputa comigo as mangas da praça. Pergunte o que ela tem na despensa. Ela prepara chutneys e conservas deliciosos para vender: shakuntala @ ig. com. br

Ficou com água na boca?