Paladar

Comida

Comida

Não basta ser orgânico para ser bom, diz agricultor

Segundo Patrick Assumpção, o sistema agroflorestal também é orgânico, mas mistura várias culturas no mesmo pedaço de terra, gerando troca de nutrientes e melhorando o solo

19 agosto 2016 | 20:14 por Ana Paula Boni

Não basta ser orgânico para ser bom. Com esse mote, o agricultor Patrick Assumpção, da fazenda Coruputuba, no vale do Paraíba (SP), falou ao vivo com o Paladar no Facebook sobre o plantio agroflorestal, que não é só melhor para o ambiente como para os próprios alimentos.

Nesse sistema, várias culturas alimentícias se misturam no mesmo pedaço de terra, gerando assim uma troca de nutrientes entre as plantas e com o solo, recuperando a terra. O sistema também é orgânico, mas não uma monocultura, em que um mesmo ingrediente (mesmo orgânico) domina e exaure o solo.

Esse modo de plantar foi conhecido por Patrick há alguns anos, quando ele já plantava árvores na fazenda da família, pouso de tropeiros séculos atrás. Ao se aprofundar no sistema agroflorestal, ele também fez a reintrodução de espécies pouco conhecidas por aqui, como mangarito e cará-moela.

Com amostras de ingredientes como esses, um dia ele bateu na porta do D.O.M., do chef Alex Atala, e um cozinheiro levou a outro. Hoje, Patrick fornece a 11 restaurantes da cidade, além de participar de feiras na região de Pindamonhangaba, onde fica a fazenda.

Amostra de milho plantada na fazenda Coruputuba, de Patrick Assumpção

Amostra de milho plantada na fazenda Coruputuba, de Patrick Assumpção Foto: Sergio Castro|Estadão

O local é também palco de eventos desde 2014, quando o agricultor passou a reunir gente servindo comida e bebida, expressões culturais e visitas à plantação. O próximo festival - com foco na culinária do povo bantu - é no dia 7 de setembro, a partir das 12h (R$ 100, se for comprado até o dia 27/8).

Parte do Bantu Food and Drink Festival, que acontece em outros lugares do mundo, o evento reunirá um chef de Angola e um de Barbados, além de grupos para apresentação de jongo e capoeira.

SERVIÇO

Bantu Food and Drink Festival

Dia 7/9, a partir das 12h, R$ 100 (até dia 27/8)

Ingressos no site do evento

Ficou com água na boca?