Paladar

Comida

Comida

Néctar dos deuses (e das abelhas)

27 abril 2013 | 11:00 por lucineianunes

Rico em vitaminas e aminoácidos, o mel é um antigo alimento humano. Dulcíssimo, ganha características peculiares conforme a florada que serviu de fonte às abelhas. Nesta edição do Paladar – Cozinha do Brasil, o mel de abelhas nativas brasileiras será tema de duas aulas. Na primeira, o néctar açucarado vai parar no prato, em diferentes receitas, pelas mãos dos chefs Edinho Engel e Mariana Villas-Bôas. Em outra, o pesquisador Jerônimo Villas-Bôas ensinará como criar em casa abelhas como a jataí, sem ferrão.

O mel também aparece combinado com cachaça e limão para criar drinques que serão degustados pelo público.

Mel de abelha nativa jataí. FOTO: Felipe Rau/Estadão

Confira aqui a programação:

- Mel, cachaça e limão, com Manoel Beato e Jerônimo Villas-Bôas

Sexta-feira, 03 de Maio, às 18h

Um sommelier famoso e um especialista em mel nacional se unem para preparar bebidas. Eles vão combinar méis de abelhas nativas com cachaças especiais, misturados a limões de diversas espécies. Está servido?

- Mel de abelhas nativas: da entrada à sobremesa, com Edinho Engel, Jerônimo Villas-Bôas e Mariana Villas-Bôas

Sábado, 4 de maio, às 21h

Enquanto o pesquisador fala, os chefs usam o mel na cozinha, em receitas como peixe com molho de mel, e manjar de castanha do Pará fresca com calda de mel e farofa de castanha com pólen.

- Mel em casa – criação de abelhas nativas, com Jerônimo Villas-Bôas

Domingo, 5 de maio, às 10h

Em visita ao Sítio Massapê, em Itapecerica da Serra, o pesquisador de meliponicultura, ensinará como criar abelhas sem ferrão nativas brasileiras, como a jataí.

Ficou com água na boca?