Paladar

Comida

Comida

Nina Horta é homenageada com prêmio de crônicas

Família e amigos da cronista de gastronomia que morreu em outubro deste ano criaram prêmio literário. Inscrições já estão abertas

27 de novembro de 2019 | 08:01 por Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

A ideia não é você tentar escrever como a Nina Horta – e você nem conseguiria, ninguém consegue. A maior escritora e cronista de gastronomia do País, que morreu em outubro, tinha um texto único, delicioso, inteligente, culto, bem-humorado. Além disso, ela entendia de comida, de gente, de sentimento, de paladar, de emoção... 

Nina Horta. A escritora, que morreu em outubro

Nina Horta. A escritora, que morreu em outubro Foto: Daniela Ramiro

A ideia é que você escreva sobre comida do seu jeito e participe da primeira edição do Prêmio Nina Horta de Crônica Gastronômica com crônicas inéditas ou não. “O júri vai escolher o texto que, com originalidade, saiba dosar informação, erudição, humor, características da crônica da escritora”, explica a filha Dulce Horta, organizadora do concurso junto com o amigo Luiz Horta. 

A Nina iria adorar inspirar você e mais ainda estimular bons textos sobre comida, bebida, assuntos de forno e fogão em geral. E foi essa a maneira que os filhos e amigos encontraram para homenageá-la. 

Todo mundo pode participar, cronistas atuantes na imprensa e no mercado editorial concorrem automaticamente, sem necessidade de fazer a inscrição, ou mandar textos. Quem não está no mercado, deve mandar o texto até o dia 15 de dezembro para a organização do evento – as crônicas devem ser enviadas para o e-mail cronicagastronômica@premioninahorta.com.br.

O vencedor será anunciado em 19 de janeiro de 2020, data de aniversário da Nina Horta. Ele receberá um troféu com desenho do artista Laerte Ramos e seu texto será publicado em um veículo a ser revelado na data.

Regras do prêmio 

● Como participar

Envie uma crônica de sua autoria, de qualquer tamanho. 

● O que será julgado

O texto deve ter algumas das características da escrita da Nina Horta: erudição e informação bem dosadas, humor e originalidade.

● Para onde enviar?

O texto deve ser enviado para o e-mail cronicagastronomica@premioninahorta.com.br

● Que informações incluir?

Nome completo, CPF, RG, endereço e celular

● Prazo para envio

Até 15 de dezembro de 2019

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências