Paladar

Comida

Comida

Nina Horta lança novo livro, obrigatório para quem gosta de ler e de comer

O frango ensopado da minha mãe é obrigatório para quem gosta de ler e de comer, qualquer que seja a ordem de preferência. O novo livro de Nina Horta, que acaba de sair pela Companhia das Letras e teve a curadoria de Rita Lobo, é uma compilação de crônicas publicadas na coluna de Nina, no jornal Folha de S. Paulo nos últimos 20 anos.

14 outubro 2015 | 16:53 por patriciaferraz

São histórias deliciosas, como a da comida da mãe, que preparava o frango ensopado sem rival, que dá nome ao livro. E que ela, “o terror dos galinheiros por quase um século”, sabia o momento exato de colocar a água na panela pelo som do frigir, não pelo aspecto do frango ou pelo tempo.

Também é de chorar de rir a versão de Nina sobre o episódio em que “Cabral, nos trópicos, convida os índios e se mete numa fatiota nova, escura, de lã fina ou baeta grossa. E os índios nem aí, donos das matas e praias, singelamente nus”. Tem crônica sobre produtos, costumes, viagens, ficção, cotidiano. E para quem faz questão de receitas, tem sim, algumas que trazem receitas. Quer saber, deixe o livro sempre à mão e de vez em quando dê uma olhada.

Ficou com água na boca?

O frango ensopado da minha mãe – crônicas de comida

Autor: Nina Horta

Editora: Companhia das Letras (151 págs)

Preço: R$ 44,90

>> Veja a íntegra da edição de 15/10/2015

Ficou com água na boca?