Paladar

Comida

Comida

Nordic Food Lab cria rádio online para divulgar pesquisas gastronômicas

Gastronomia não se faz só na cozinha. O Nordic Food Lab, instituto criado por René Redzepi, chef do Noma (restaurante em Copenhague considerado o melhor do mundo), se dedica a fazer investigações culinárias, testes científicos e experiências que expandam os horizontes da alimentação. Para compartilhar suas pesquisas e resultados, o laboratório lançou uma rádio online.

28 abril 2015 | 17:40 por carlaperalva

Até agora, quatro episódios foram postados. São áudios de cinco a 25 minutos que comentam pesquisas, contam histórias das gastronomia e revelam curiosidades sobre os temas explorados por lá. No último podcast publicado, acompanhamos a visita a uma plantação de trigo que pesquisa sementes antigas em um banco genético para desenvolver novos sabores e ouvimos sobre a química por trás do glúten e da produção de pães de fermentação natural.

No primeiro episódio, a utilização das algas é comentada por especialistas. Eles trazem receitas, histórias sobre como encontrar determinadas espécies e explicações de como essas plantas crescem. No segundo, o tema é o potencial gastronômico dos insetos – um dos grandes projetos de pesquisa do laboratório é descobrir a maior quantidade possível de insetos comestíveis. O podcast nos leva para uma viagem para Uganda, onde comer cupim é uma tradição antiga.

Os podcasts, todos em inglês, ainda vêm acompanhados de fotos que ajudam a entender o que está sendo discutido e a entrar no clima da conversa.

Pão de fermentação natural. FOTO: Nordic Food Lab/Reprodução

/ colaborou Ana Clara Barbosa

Ficou com água na boca?