Paladar

Comida

Comida

Novo livro de Heloisa Bacellar é um receituário do dia a dia

Brasil à Mesa, livro de Heloisa Bacellar que está para ser lançado, nasceu como Brasil à Table, em 2012, ano em que ela foi curadora do festival Brésil a la Rive Gauche, na França.

21 maio 2014 | 22:17 por heloisalupinacci

A primeira versão foi concebida para apresentar uma comida brasileira para os franceses que iriam se deparar com gôndolas de produtos brasileiros na Grande Épicerie de Paris, a loja de comida do Le Bon Marché, onde o festival acontecia.

A história da origem do livro é importante porque ela explica sua alma: esse é um livro de receitas que ensina a fazer o arroz e o feijão de todo dia, literalmente. Ele não tem a ambição de ser um tratado sobre a cozinha brasileira nem de apresentar criações mirabolantes.

FOTO: Reprodução

É a comida de casa – o cuscuz de milho do café da manhã, a canja de galinha quando chega o frio, o arroz de forno colorido que a gente chamava de risoto antes de o arroz arbóreo se espalhar por aqui – que dá o tom da gostosa conversa.

Só que, por outro lado, não se engane, não é tudo assim tão trivial. O livro reforça o receituário do dia a dia – nunca é demais conferir uma receita de bolinho de chuva para comparar com a sua e sempre é tempo de aprender a fazer um bom bom-bocado –, mas vai além, com pratos que reúnem o clima da cozinha brasileira e a bossa que Helô Bacellar sabe dar às coisas. Como na receita de salada refrescante de canjiquinha, que combina limão, laranja, cebola roxa, cenoura, tomatinhos, pepino e hortelã; ou no talharim dourado com galinha caipira no leite; e ainda no potinho cremoso de café com leite.

Ficou com água na boca?

“Quis prestigiar receitas adoradas e ingredientes queridos”, diz Helô. A frase dela já diz muito do resultado: este é um livro afetuoso.

Serviço

Brasil à Mesa

Autor: Heloisa Bacellar

Editora: DBA (184 págs, R$ 78, nas lojas no fim do mês)

Há exemplares da versão em francês no Lá da Venda

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 15/5/2014

Ficou com água na boca?