PUBLICIDADE

Comida

O menu de São Paulo

O Prêmio Paladar chega à oitava edição mantendo os princípios que o consagraram um dos mais importantes meios de avaliação do setor: não julga restaurantes, e sim o que é servido à mesa; todos os jurados provam todos os pratos; e todas as contas são pagas pelo Paladar.

O menu de São PauloFoto:

Até então, nenhum outro prêmio do gênero pagava as contas dos jurados ou exigia provas de que os lugares haviam sido, de fato, visitados.

Como voto de memória não tem vez, os jurados enfrentam uma verdadeira maratona gastronômica para dar conta de provar os pratos concorrentes em pouco mais de um mês.

Leia mais:+ Vem aí o Prêmio Paladar. Quer ser jurado? As inscrições estão abertas!

Desde 2006, quando se instalou a comilança, 417 pratos estiveram entre os concorrentes e foram avaliados – e devorados – pelos jurados. Ficou curioso para fazer essa conta? Nós fizemos. Ao todo, 3.912 pratos – nem mais nem menos – já foram consumidos para que montássemos, anualmente, o menu degustação de São Paulo.

As categorias e os concorrentes são sempre definidos pela equipe do Paladar, que ao longo do ano visita os restaurantes e está atenta às tendências, novidades e boas surpresas gastronômicas da cidade.

PUBLICIDADE

Além dos concorrentes e eleitos em cada categoria, são feitas também as blitze, as avaliações relâmpago. Funciona assim: um grupo de jurados percorre a cidade em um único dia e come o mesmo prato em endereços diferentes. Nessa modalidade, vale o consenso, ou seja, sagra-se campeão aquele que mais agradar ao time. Já foram “vítimas” de nossas visitas surpresa pratos como bife à milanesa, steak tartare, nhoque, pizza de mussarela, espaguete à carbonara e sobá.

O Prêmio Paladar destaca ainda o produto e a personalidade do ano. Alex Atala (D.O.M.), Ana Soares (Mesa 3), Ciro Lilla (Mistral), Beto Ricardo (Isa) e Família Lopes (Casa Santa Luzia) são alguns dos homenageados em edições anteriores. Já na categoria Voto Popular, quem decide é o público. Ao longo dos anos, nossos leitores já elegeram a melhor pizza, a melhor feijoada, a melhor picanha grelhada, o melhor couvert, o melhor hambúrguer, o melhor picadinho e o melhor pudim.

A cada ano, o Paladar convida um artista para sintetizar em uma imagem o prêmio. Essa imagem dá origem a um prato, que é entregue aos vencedores na festa de premiação. A galeria com todos os pratos e artistas que já participaram pode ser conferida abaixo. Além disso, é publicada anualmente uma revista com os concorrentes, vencedores e um roteiro com mais de mil pratos em restaurantes da cidade.

Um Prato para Cada Ano de Prêmio

2012

PUBLICIDADE

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 1/8/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE