Paladar

Comida

Comida

O menu de São Paulo

O Prêmio Paladar chega à oitava edição mantendo os princípios que o consagraram um dos mais importantes meios de avaliação do setor: não julga restaurantes, e sim o que é servido à mesa; todos os jurados provam todos os pratos; e todas as contas são pagas pelo Paladar.

01 agosto 2013 | 00:55 por redacaopaladar

Até então, nenhum outro prêmio do gênero pagava as contas dos jurados ou exigia provas de que os lugares haviam sido, de fato, visitados.

Como voto de memória não tem vez, os jurados enfrentam uma verdadeira maratona gastronômica para dar conta de provar os pratos concorrentes em pouco mais de um mês.

Leia mais:

Ficou com água na boca?

+ Vem aí o Prêmio Paladar. Quer ser jurado? As inscrições estão abertas!

Desde 2006, quando se instalou a comilança, 417 pratos estiveram entre os concorrentes e foram avaliados – e devorados – pelos jurados. Ficou curioso para fazer essa conta? Nós fizemos. Ao todo, 3.912 pratos – nem mais nem menos – já foram consumidos para que montássemos, anualmente, o menu degustação de São Paulo.

As categorias e os concorrentes são sempre definidos pela equipe do Paladar, que ao longo do ano visita os restaurantes e está atenta às tendências, novidades e boas surpresas gastronômicas da cidade.

Além dos concorrentes e eleitos em cada categoria, são feitas também as blitze, as avaliações relâmpago. Funciona assim: um grupo de jurados percorre a cidade em um único dia e come o mesmo prato em endereços diferentes. Nessa modalidade, vale o consenso, ou seja, sagra-se campeão aquele que mais agradar ao time. Já foram “vítimas” de nossas visitas surpresa pratos como bife à milanesa, steak tartare, nhoque, pizza de mussarela, espaguete à carbonara e sobá.

O Prêmio Paladar destaca ainda o produto e a personalidade do ano. Alex Atala (D.O.M.), Ana Soares (Mesa 3), Ciro Lilla (Mistral), Beto Ricardo (Isa) e Família Lopes (Casa Santa Luzia) são alguns dos homenageados em edições anteriores.

Já na categoria Voto Popular, quem decide é o público. Ao longo dos anos, nossos leitores já elegeram a melhor pizza, a melhor feijoada, a melhor picanha grelhada, o melhor couvert, o melhor hambúrguer, o melhor picadinho e o melhor pudim.

Um Prato para Cada Ano de Prêmio

2012

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 1/8/2013

Ficou com água na boca?