Paladar

Comida

Comida

O 'Paladar' está crescendo

Reportagens e degustações de vinho passam a ser feitas pelos jornalistas e especialistas no assunto Guilherme Velloso e Marcel Miwa. A sommelière Daniela Bravin vai cuidar da harmonização de comida e bebida

26 fevereiro 2014 | 21:24 por redacaopaladar

A partir desta semana, você vai notar novos nomes no Paladar. É que nossa equipe está crescendo, assim como nossa presença nas mais diversas plataformas.

A cobertura de vinhos será ampliada e passa a ser feita por uma equipe. A ideia é abordar o vinho de pontos de vista diversos, com o jeito descomplicado e despretensioso de sempre, reforçando as reportagens e o serviço – onde comprar, como escolher; enfim, as informações que facilitam a vida de quem gosta de beber vinho, não importando o tamanho do orçamento.

A equipe de vinhos é formada pelo jornalista Guilherme Velloso, que comandou diversas publicações importantes e é diretor da Associação Brasileira de Sommeliers – Guilherme tem milhares de textos e vinhos no currículo – ; e pelo repórter Marcel Miwa, autor da reportagem sobre a safra brasileira de 2014 da edição desta semana. Ele passou a semana na Serra Gaúcha.

As dupla conduzirá degustações temáticas e às cegas, sempre com mais um convidado. Quando o assunto for harmonização, a sommelière e restauratrice Daniela Bravin entra em ação, sugerindo rótulos de diferentes origens e distribuidores variados, em três faixas de preço. Luiz Horta deixou a equipe para se dedicar a novas atividades.

Na área de cervejas, a editora-assistente, Heloisa Lupinacci, assume a coluna Só de Birra (leia abaixo). As outras novidades, você confere a seguir.

FOTOS: Fernando Sciarra/Estadão

Brigada de colunistas

A editora-assistente do Paladar, Heloisa Lupinacci, é a nova colunista. Ela assume Só de Birra, com a ideia de apresentar boas cervejas, sem frescura e sem preconceito. Vai acompanhar de perto tudo o que acontece no mundo cervejeiro. Fazer reportagens, dar opinião e comandar as degustações da bebida, com a participação de Raphael Rodrigues, do blog AllBeers, do sommelier de cerveja Rene Aduan Jr., e convidados.

O crítico de restaurantes Luiz Américo Camargo continua em busca da boa comida em São Paulo para a coluna Eu só queria jantar. Vai no mínimo duas vezes a uma casa, sem se identificar, e paga as contas.

Neide Rigo é uma espécie de Paladar – Cozinha do Brasil permanente. Em sua coluna, Nhac!, que passa a ser mensal, ela disseca os mais diversos ingredientes brasileiros.

Colunista mais antigo do Paladar, Dias Lopes, volta das férias renovado. Sua coluna, rebatizada de Histórias da Mesa, passa a ser mensal e reestreia com uma série sobre a cozinha paulistana.

No site e nas redes

Guia de fornecedores | A nova seção que entra no ar hoje no site do Paladar reúne os melhores endereços para compra de ingredientes. A lista começa com 100 fornecedores que estão na agenda de chefs – vendedores de embutidos, de temperos, especiarias… e será aumentada permanentemente. Tem bons endereços para sugerir? Envie para  paladar at estadao.com. A gente vai checar e se a dica for boa mesmo, entra na lista.

Prato do dia em vídeo | Com as pessoas cozinhando cada vez mais em casa à noite, a seção Prato do Dia está fazendo sucesso. São receitas fáceis, quase sempre rápidas, selecionadas e testadas pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz. A novidade é que passam a ser apresentadas também em vídeo.

Facebook | A conversa que começa toda quinta-feira nas páginas do Paladar continua, todos os dias, na página do caderno no Facebook. Com quase 70 mil seguidores, ela é um ponto de encontro de quem gosta de comer, beber e conversar sobre isso.

Instagram | Você ainda não segue o Instagram do Paladar? Não sabe o que está perdendo. Além de flagrantes de comida e bebida pela cidade, postamos fotos e vídeos com receitas. Confira a série 15 receitas em 15 segundos, em que 15 chefs convidados aceitaram o desafio de ensinar a preparar seus pratos em tempo recorde; e a série Molhos de salada, com sete receitas do chef Carlos Siffert. E aguarde as próximas séries que vêm por aí. Toda semana, o tema de capa do Paladar está no Instagram, num post bem-humorado e surpreendente. Dê uma olhada em @paladar.

Especiais de receitas | Prepare-se para novos especiais temáticos de receita aqui no site do Paladar, bem no estilo daqueles que fizeram sucesso no ano passado. Alguns já estão no forno e você terá notícia deles em breve.

Agenda gastronômica | Os principais eventos, festivais de comida, trocas de cardápio, novos pratos que valem a pena estão no nosso site. Não deixe de dar uma olhada, antes de sair para almoçar ou jantar.

Como fazer | Chefs e cozinheiros ensinam preparações básicas da cozinha. Em vídeos de poucos minutos, aprenda técnicas que vão mudar seu jeito de cozinhar – de como picar cebola a como fritar batata. O que você quer aprender? Escreva para  paladar at estadao.com.

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 27/2/2014

Ficou com água na boca?