Paladar

Comida

Comida

O sabor do sertão

Ana Rita Suassuna e Rodrigo Oliveira (Foto: Alex Silva/AE)

30 julho 2011 | 23:16 por lucineianunes

O encontro entre o chef Rodrigo Oliveira e a escritora Ana Rita Suassuna foi uma verdadeira celebração ao milho. “Temos de conhecer o produto para levá-lo adiante”, afirmou Oliveira.

Potes com diferentes tipos de farinhas derivadas do milho coloriam a bancada. Uma delas chamava a atenção. A farinha de fuba. Isso mesmo, fuba e não fubá. É uma farinha feita a partir do milho seco, torrado e moído, marrom, e consumida com açúcar mascavo, banana, sobre o feijão ou no lugar de outras farinhas.

Farinha de milho, fubá, cuscuz… (Foto: Alex Silva/AE)

Também sobre a mesa de Rodrigo e Ana estava uma pirâmide de palitos crocantes feitos com farinha de milho torrada. “São para acompanhar a dose de cachaça”, avisou o chef, enquanto os copinhos dosados com a bebida eram servidos.

Na pasta entregue ao público mais uma surpresa, desta vez preparada por Ana Rita, autora do livro Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias. Estava ali a “Oração do Milho”, escrita por Cora Carolina.

A ode ao ingrediente não parou por aí e enquanto Ana Rita permeava a aula com suas histórias deliciosas sobre a antiga culinária sertaneja, Rodrigo mostrava diferentes usos para as farinhas expostas. “Do milho se faz tudo, do pé ao cabelo da espiga, tudo é aproveitado, até o sabugo para a higiene pessoal”, enfatizou Ana Rita.

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?